SAÚDE MENTAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2014
SAÚDE MENTAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2014
Fernanda Penido Gonçalves Souza
Murilo de Miranda Cardoso
Marcela Luíza Alves Pereira
Gabriel de Almeida Giardini
Estefânia Pereira Diniz
Cristiane Reis dos Santos
Larissa Dhaer Michel
Laís Campos Gontijo
Marina Brettas Tavares
Renato Diniz Silveira
31/10/2022
390-401
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Em 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram aplicadas no processo de construção do Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Mental, dos cursos de Medicina, nas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Isso deve-se, sobretudo, ao fato de o país ocupar o 5° lugar no ranking das maiores taxas de depressão no mundo, além de uma incidência de 23,93% de algum tipo de transtorno de ansiedade. Frente a este cenário, novas estratégias de enfrentamento ao adoecimento psíquico na população foram adotadas, dentre elas, várias mudanças no processo de formação do profissional médico. Assim, os pilares da educação médica no Brasil, até então normatizados e estruturados pelas DCNs de 2001, foram substituídos pelas DCNs de 2014. Portanto, o sofrimento psíquico, anteriormente subestimado, tornou-se prioridade no cuidado médico. Este capítulo foi escrito com o intuito de auxiliar instituições de ensino superior a construírem suas próprias matrizes pedagógicas em Saúde Mental com base nas DCNs de 2014.
Ler mais...Saúde mental, Internato médico, Reforma psiquiátrica.
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