SAÚDE MENTAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2014
Fernanda Penido Gonçalves Souza
Souza, Fernanda Penido Gonçalves
Murilo de Miranda Cardoso
Cardoso, Murilo de Miranda
Marcela Luíza Alves Pereira
Pereira, Marcela Luíza Alves
Gabriel de Almeida Giardini
Giardini, Gabriel de Almeida
Estefânia Pereira Diniz
Diniz, Estefânia Pereira
Cristiane Reis dos Santos
Santos, Cristiane Reis dos
Larissa Dhaer Michel
Michel, Larissa Dhaer
Laís Campos Gontijo
Gontijo, Laís Campos
Marina Brettas Tavares
Tavares, Marina Brettas
Renato Diniz Silveira
Silveira, Renato Diniz
31/10/2022
390-401
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Em 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram aplicadas no processo de construção do Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Mental, dos cursos de Medicina, nas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Isso deve-se, sobretudo, ao fato de o país ocupar o 5° lugar no ranking das maiores taxas de depressão no mundo, além de uma incidência de 23,93% de algum tipo de transtorno de ansiedade. Frente a este cenário, novas estratégias de enfrentamento ao adoecimento psíquico na população foram adotadas, dentre elas, várias mudanças no processo de formação do profissional médico. Assim, os pilares da educação médica no Brasil, até então normatizados e estruturados pelas DCNs de 2001, foram substituídos pelas DCNs de 2014. Portanto, o sofrimento psíquico, anteriormente subestimado, tornou-se prioridade no cuidado médico. Este capítulo foi escrito com o intuito de auxiliar instituições de ensino superior a construírem suas próprias matrizes pedagógicas em Saúde Mental com base nas DCNs de 2014.
Saúde mental, Internato médico, Reforma psiquiátrica.
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