SAÚDE MENTAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2014

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Título

SAÚDE MENTAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE 2014

Autores:
  • Fernanda Penido Gonçalves Souza

  • Murilo de Miranda Cardoso

  • Marcela Luíza Alves Pereira

  • Gabriel de Almeida Giardini

  • Estefânia Pereira Diniz

  • Cristiane Reis dos Santos

  • Larissa Dhaer Michel

  • Laís Campos Gontijo

  • Marina Brettas Tavares

  • Renato Diniz Silveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220910330
    Publicado em

    31/10/2022

    Páginas

    390-401

    Capítulo

    35

    Resumo

    Em 2014, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram aplicadas no processo de construção do Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Mental, dos cursos de Medicina, nas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Isso deve-se, sobretudo, ao fato de o país ocupar o 5° lugar no ranking das maiores taxas de depressão no mundo, além de uma incidência de 23,93% de algum tipo de transtorno de ansiedade. Frente a este cenário, novas estratégias de enfrentamento ao adoecimento psíquico na população foram adotadas, dentre elas, várias mudanças no processo de formação do profissional médico. Assim, os pilares da educação médica no Brasil, até então normatizados e estruturados pelas DCNs de 2001, foram substituídos pelas DCNs de 2014. Portanto, o sofrimento psíquico, anteriormente subestimado, tornou-se prioridade no cuidado médico. Este capítulo foi escrito com o intuito de auxiliar instituições de ensino superior a construírem suas próprias matrizes pedagógicas em Saúde Mental com base nas DCNs de 2014.

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    Palavras-chave

    Saúde mental, Internato médico, Reforma psiquiátrica.

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