SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UM ENSAIO SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO, HUMANIZAÇÃO E RESILIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Code: 200400122
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Título

SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: UM ENSAIO SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO, HUMANIZAÇÃO E RESILIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autor(a):
  • Evely Najjar Capdeville

    CAPDEVILLE, Evely Najjar

DOI
10.37885/200400122
Publicado em

15/06/2020

Páginas

255-262

Capítulo

32

Resumo

Esse ensaio pretende discutir sobre aspectos causadores de estresse, ansiedade e sofrimento mental em estudantes da área da saúde, das universidades brasileiras. Ressalta-se que esses transtornos de origem psicológica, estão presentes durante a formação em saúde e podem se estender para a vida profissional. Estudos indicam que tal fenômeno tem sido associado a afastamentos, doenças, fadiga, cansaço, dificuldades para adaptação ao meio acadêmico, falta de tempo para dedicar ao lazer e a vida pessoal, obsessão pelo trabalho técnico, excesso de cobrança pessoal, frustrações relacionadas ao curso e dificuldades inerentes à relação professor-aluno e profissional-paciente. Alguns fatores psicossociais relevantes são a transição do ensino médio para o ensino superior, a maior mobilidade entre cidades acompanhada do afastamento da rede de proteção da família, o ensino baseado em metodologias ativas e as fortes expectativas relacionadas ao futuro profissional que impactam na adaptação ao paradigma educativo coletivista em saúde, convocando os estudantes para uma dimensão ativa, consciente e transformadora frente ao mundo. Nesse trabalho, propomos estratégias de enfrentamento do fenômeno, a partir de três eixos de ação, a saber: 1- reflexão sobre o currículo integrado; 2- sensibilização e capacitação para a humanização das relações professor-aluno e profissional de saúde-população; 3- ações de promoção e prevenção em saúde mental destinadas ao desenvolvimento de autoconhecimento e resiliência em estudantes. Como resultado espera-se a indissociação entre formação e praxis em saúde, a abordagem crítica na formação acadêmica, o fomento às relações que promovam dialogicidade, humanização e escuta qualificada, no âmbito coletivo-institucional e a necessidade de aprimorar o olhar para questões que ultrapassam os limites das singularidades dos sujeitos e se instalam no âmbito ampliado da formação em saúde.

Palavras-chave

saúde, do, estudante, formação, profissional, em, saúde, saúde, mental, humanização, currículo

Autor(a) Correspondente
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