SAÚDE E EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR

Code: 220709321
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Título

SAÚDE E EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autor(a):
  • Alessandra Pessoa Coimbra

    Coimbra, Alessandra Pessoa

DOI
10.37885/220709321
Publicado em

30/08/2022

Páginas

185-194

Capítulo

12

Resumo

Apresento neste capítulo o relato de experiência referente ao projeto de extensão desenvolvido em uma instituição de ensino superior da rede privada, localizada no interior de Minas Gerais. Trata-se de um projeto de ação-social-interdisciplinar que envolveu a coordenação acadêmica, coordenadores de curso, professores e discentes regularmente matriculados na disciplina de estágio supervisionado dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física. Cada coordenador de curso ficou responsável por orientar o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas características das suas áreas de formação, tendo como público-alvo pessoas idosas residentes na comunidade do entorno da instituição. Assim, a Fisioterapia trabalhou com atividades de vida diária para população em processo de envelhecimento, a Biomedicina com ações preventivas na área da saúde e exames de laboratório, a Enfermagem cuidou da promoção da qualidade de vida de hipertensos e diabéticos e por fim, não menos importante, a Educação Física participou com atividades características da profissão, que trabalharam a coordenação motora e o equilíbrio de forma lúdica e recreativa, incluindo músicas, danças, proporcionando divertimento e interatividade. Ao final do ano letivo, coordenadores, docentes, discentes e pessoas idosas avaliaram o projeto de extensão e confirmaram sua validade, comprovando que é possível desenvolver projetos de ação interdisciplinar no ensino superior e que as atividades desenvolvidas contribuem para reforçar os saberes-fazeres dos discentes, enriquecer a formação profissional e tornar estágio supervisionado mais significativo para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que o projeto de extensão, sob coordenação geral da professora responsável por este relato de experiência, oportunizou experiências reais e intencionais aos discentes em fase final de graduação, colaborou para uma formação profissional mais humanizada na área da saúde e justificou a necessidade de uma atenção integral e interdisciplinar ao ser humano.

Palavras-chave

Educação. Saúde. Interdisciplinaridade. Formação profissional.

Autor(a) Correspondente
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