SAÚDE DO ESCOLAR: A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO
Elizângela Maia Braga
Braga, Elizângela Maia
Antônia Bianca Farias Sousa
Sousa, Antônia Bianca Farias
Roberta Lima Fernandes
Fernandes, Roberta Lima
Kelvia Letícia Frota da Silva
Silva, Kelvia Letícia Frota da
José Francisco Diogo da Silva Júnior
Silva Júnior, José Francisco Diogo da
29/12/2021
109-115
8
NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA: PESQUISAS EMERGENTES EM PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS
A alimentação escolar é um fator primordial para o aprendizado e desenvolvimento cognitivo do aluno, tendo em vista que, quando o estudante está devidamente nutrido ele desenvolve uma capacidade necessária que contribui para o seu crescimento acadêmico e concentração dentro de sala de aula, deste modo favorece o rendimento escolar como um todo.A vista disto, a nutrição inadequada é um obstáculo para a aprendizagem do aluno, em razão de não interferir somente na questão do crescimento e do peso, como também nos aspectos físicos, dado que o estudante propende a apresentar um semblante apático e disperso em sala. De acordo com Oliveira (1998 a pud CAVALCANTI, 2009, p. 19), “O consumo alimentar inadequado, por períodos prolongados, resulta em esgotamento das reservas orgânicas de micronutrientes, trazendo como consequência para as crianças e adolescentes retardo no desenvolvimento, redução na atividade física, diminuição na capacidade de aprendizagem, baixa resistência às infecções e maior suscetibilidade a doenças”. Portanto, uma boa alimentação traz inúmeros benefícios para os educandos, e é capaz de evitar ou diminuir déficits, carências e ajudar no aproveitamento escolar.No Brasil, começou a oferecer alimentação escolar da década de 1930, quando alguns Estados e municípios mais ricos passaram a se responsabilizar, de forma crescente, pelo fornecimento da merenda em suas redes de ensino. Nos anos 1950, criou-se o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Desde então, o Programa de Merenda Escolar manteve o objetivo de contribuir para melhorar as condições nutricionais e de saúde dos escolares ao fornecer alimentação suplementar. Na definição de sua composição nutritiva, estabeleceu-se que deveria fornecer de 15% a 30% das recomendações de calorias e nutrientes. (acessado em: Uol Educação. Comida na escola.).
Alimentação, Nutrição, Escola Pública.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.