SATISFAÇÃO E DIFICULDADES PERCEBIDAS POR DISCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO
Carolina Almeida de Oliveira
Oliveira, Carolina Almeida de
Marina Nolli Bittencourt
Bittencourt, Marina Nolli
Yuri de Medeiros Souza Lima
Lima, Yuri de Medeiros Souza
16/02/2022
1091-1106
91
ResumoA pós-graduação significa muitas mudanças na vida do indivíduo, o qual precisa se adaptar a novas exigências nunca antes vivenciadas. Com isso o objetivo deste estudo foi investigar o nível de satisfação e motivos geradores de satisfação ou insatisfação dos discentes de pós-graduação bem como as situações que se apresentam como dificuldades para o discente que podem levar a desistência do curso. Trata-se de um estudo do tipo quantiqualitativo analisado através do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A amostra foi composta por 139 discentes que mostraram o nível de satisfação com o curso de pós-graduação, 53,9% relataram estar satisfeitos com o programa, com relação a possibilidade de desistir, 56% disseram não cogitar esta ideia. Na academia é fundamental o financiamento para desenvolver pesquisas, outro aliado nesse processo é o orientador, com empenho e feedback de ambas as partes.
Satisfação. Dificuldades. Pós-graduação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.