SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ADIÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Code: 210102841
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Título

SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ADIÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores(as):
  • Marcelo Maia Cirino

    Cirino, Marcelo Maia

  • Caroline Oleinik Vezú

    Vezú, Caroline Oleinik

DOI
10.37885/210102841
Publicado em

02/05/2021

Páginas

118-139

Capítulo

8

Resumo

O presente estudo investigou a forma com que os estudantes de um colégio da rede pública do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Paraná, desenvolveram seu aprendizado, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, através do conteúdo de Reações Orgânicas de Adição.Partimos do pressuposto de que a metodologia tradicional, baseada na transmissão/recepção, nem sempre alcança resultados satisfatórios no processo de aprendizagem. Assim, foi utilizada uma metodologia em que o estudante se envolve diretamente com a tecnologia e é corresponsável por sua aprendizagem, através de um processo coletivo e imersivo. Os dados obtidos permitiram o acompanhamento antes, durante e após a aplicação dessa proposta didática e, deste modo, foi possível observar evidências de como os estudantes se apropriam de conceitos importantes e ampliam seus horizontes conceituais através da elaboração de significados.Os resultados da investigação apontaram no sentido de que, quanto mais acessos a múltiplas ferramentas e metodologias, mais oportunidades de converter a informação em conhecimento e incrementar os níveis de aprendizagem.

Palavras-chave

Sala de aula invertida, Reações orgânicas, Ensino de química, Teoria da Ação Mediada.

Autor(a) Correspondente
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