SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Code: 230613402
Downloads
13
Views
7
Compartilhe
Título

SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Vera Lucia Gonçalves Pires

  • Carlos Erick Brito Sousa

  • Domício Magalhães Maciel Maciel

  • Lúcia Fernanda De Sousa E Sousa Marques

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613402
    Publicado em

    30/07/2023

    Páginas

    12-25

    Capítulo

    1

    Resumo

    Objetivo: Analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Métodos: Realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva, uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O período delimitado para a literatura selecionada contemplou publicações de 2003 a 2020. Ao todo, foram selecionadas oito publicações, sendo um artigo, seis livros — três na íntegra, duas seções e um capítulo — e uma dissertação. Resultados: O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. Conclusão: Para a melhor efetivação da Sala de Aula Invertida no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Metodologias ativas, Sala de aula invertida, Avaliação formativa.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar