SABERES SOBRE MANEJO NAS CRISES PSIQUIÁTRICAS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230212086
4
0
Título

SABERES SOBRE MANEJO NAS CRISES PSIQUIÁTRICAS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Bruno Rocha Delfino

    Delfino, Bruno Rocha

  • Ana Cláudia Afonso Valladares-torres

    Valladares-Torres, Ana Cláudia Afonso

DOI
10.37885/230212086
Publicado em

30/06/2023

Páginas

126-142

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: Descrever as ações de promoção e de manejo assistencial nas crises de urgência e de emergência ao usuário em sofrimento psiquiátrico, a partir da visão da equipe de Saúde da Família (eSF). Método: Trata-se de um estudo descritivo/reflexivo, do tipo relato de experiência de um projeto-piloto, realizado com uma Equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS), da cidade de Brasília, no Distrito Federal, sobre o manejo de crise psiquiátrica. Este relato foi fundamentado pela Metodologia da Problematização, com a implementação do Arco de Charles Maguerez. Resultados: A experiência possibilitou identificar os saberes sobre manejo em das crises psiquiátricas pela eSF e apontou para a necessidade de qualificação profissional da eSF em relação ao esse manejo na crise. Foram elencados três temas a serem exploradas na qualificação, a saber: (a) definição e características de crise psiquiátrica e diagnósticos; (b) estratégias de condutas imediatas no atendimento aos usuários na crise e (c) noções básicas na assistência integral na contenção física e química. Conclusão: O Arco de Charles Maguerez proporcionou a percepção do movimento ação-reflexão-ação como essencial à compreensão dos fundamentos de práticas assistenciais do manejo nas crises de urgência e emergência ao usuário em sofrimento psiquiátrico e colaboração para o processo de mudanças, a partir do cotidiano dos serviços de saúde mental.

Palavras-chave

Saúde mental, Transtornos mentais, Saúde da família, Serviços de emergência psiquiátrica, Intervenção na crise, Atenção primária à saúde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.