SABERES, FORMAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE

Code: 231215266
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Título

SABERES, FORMAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE

Autores(as):
  • Maria Nonata Costa

  • Myrian Abecassis Faber

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231215266
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    176-197

    Capítulo

    12

    Resumo

    Aspectos legais definem as responsabilidades docentes ao realizarem suas práticas pedagógicas e configuram sua postura frente às suas incumbências e dos entes federados. A qualidade do trabalho do professor depende além das questões materiais, do conhecimento e qualificação deste e de um ambiente físico favorável à aprendizagem. Este artigo ao abordar sobre a adversidade histórica da profissão docente, sobre o transitar dos professores nos distintos universos das escolas públicas e particulares, destacar as escolas cívico-militares, as quais diferenciam-se das demais escolas públicas, especialmente no quesito rendimento e ao apresentar a qualidade dos cursos de formação superior em Pedagogia; revela o hiato entre o docente, o saber e o fazer docente e a legislação educacional. Ter conhecimento sobre o conjunto de leis acerca do sistema educacional brasileiro é fator primordial para compreender os limites de atuação da instituição e dos demais atores envolvidos no processo educativo.

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    Palavras-chave

    Aspectos legais, profissão docente, universos escolares, legislação educacional, cursos de formação superior.

    Licença

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