SABERES DE UM LICENCIANDO AO VIVENCIAR O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Victor Nascimento de Souza
Souza, Victor Nascimento de
Gilberto Francisco Alves de Melo
Melo, Gilberto Francisco Alves de
02/06/2021
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
O objetivo deste capítulo é refletir e analisar como um licenciando de matemática produziu e/ou mobilizou seus saberes ao vivenciar o ensino de cálculo no 2º semestre de 2018 com uma turma de 3ª série do Ensino Médio. O estudo foi fundamentado em Fiorentini, Souza Jr e MELO, G.F.A (1998), Larossa (1998) e Rezende (2003). A metodologia foi o Estudo de Caso de um Licenciando do 6° período em Matemática da UFAC, que vivenciou a Pró-Docência em uma escola federal no Município de Rio Branco - Ac. De modo específico, explorou-se atividades práticas que possibilitaram a compreensão de limites, derivadas e integrais próximas da realidade dos(as) alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio. O material de análise foi constituído das atividades propostas, relatório do licenciando e diário de campo. Os resultados mostram que o licenciando mobilizou os saberes que vêm construindo na disciplina de cálculo que inclui o saber do conteúdo específico de limites, derivadas e integrais; e nas diversas experiências formativas (PIBID e Prodocência), os saberes: pedagógicos do conteúdo específico; do curricular; da experiência e do exercício da prodocência. Todavia, o licenciando tende a reproduzir uma prática pautada nos seus formadores, que não privilegia a exploração das ideias básicas, cuja dificuldade por ser de natureza epistemológica tem implicações didático-pedagógicas na formação dos(as) licenciandos(as) e, na produção de seus saberes.
Saberes; Licenciando; Cálculo Diferencial e Integral; Ensino Médio.
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