SABER IGUAL: MÉTODO DE ENSINO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RORAIMA

Code: 201001881
8
1
Título

SABER IGUAL: MÉTODO DE ENSINO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RORAIMA

Autores(as):
  • Kátia Maria Abreu da Silva

    Silva, Kátia Maria Abreu da

  • Janaene Leandro de Sousa

    Sousa, Janaene Leandro de

  • Gleidiane Brito de Araújo Rocha

    Rocha, Gleidiane Brito de Araújo

DOI
10.37885/201001881
Publicado em

08/12/2020

Páginas

557-570

Capítulo

38

Resumo

A qualidade da educação e a avaliação educacional estão mais próximas do que parece. Cada uma possui a sua especificidade, mas potencializam o seu papel, quando estão juntas e visam a melhoria da educação. O presente estudo propõe fazer uma reflexão sobre o Programa Saber Igual: Ensino Estruturado utilizado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR. Com isso, objetiva-se analisar se o Programa Saber Igual: Ensino Estruturado tem contribuído para melhoria dos índices de aprendizagem dos educandos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. Tem como problema de pesquisa, questionar se a utilização da metodologia do Ensino Estruturado tem alavancado o índice de aprendizagem dos educandos do 4° e 5° anos da Rede Municipal de Educação? Para averiguar o problema e buscar resposta, foi utilizado para o desenvolvimento desta pesquisa uma abordagem qualitativa pautada pelo estudo bibliográfico. A compreensão dos fatores envolvidos nessa problemática pode facilitar o estabelecimento da compreensão do método adotado pelas instituições de ensino municipal e se ele atende aos objetivos de melhoria dos índices de aprendizagem, além de confirmar ou negar a problemática da melhoria do ensino e aprendizagem tanto almejados pelos órgãos competentes e educadores. De acordo com a pesquisa, percebe-se que o método utilizado na rede municipal de Boa Vista alavancou os índices de aprendizagem.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa. Ensino Estruturado. IDEB

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.