RURALIDADE E OS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS POR PRÁTICAS COMUNICACIONAIS

Code: 221110887
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Título

RURALIDADE E OS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS POR PRÁTICAS COMUNICACIONAIS

Autores(as):
  • Alnira Oliveira Alencar

    Alencar, Alnira Oliveira

  • Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco

    Pacheco, Clecia Simone Gonçalves Rosa

  • JoÃo Victor De Oliveira Sousa

    Sousa, JoÃo Victor De Oliveira

  • Lucia Marisy Souza Ribeiro De Oliveira

    Oliveira, Lucia Marisy Souza Ribeiro

  • Nathália Ciríaca Carvalho Serafim

    Serafim, Nathália Ciríaca Carvalho

  • Timna Da Paixão Fagundes Pereira

    Pereira, Timna da Paixão Fagundes

DOI
10.37885/221110887
Publicado em

08/12/2022

Páginas

358-369

Capítulo

26

Resumo

O mundo contemporâneo através de diferenças culturais e sociais, tem sido reorganizado sócio culturalmente no aspecto de espaço integrado, embora seja específico e diferenciado, assim como aplica na ruralidade os processos que nascem e se reconstroem no cotidiano. Como objetivo esse trabalho busca a caracterização dos processos comunicacionais como forma de identificação e reivindicações na vida cotidiana contemporânea. Utilizou – se da metodologia bibliográfica, qualitativa, buscando através de teses, dissertações, monografias, livros e plataformas online como (Scielo e Google Acadêmico). Conclui – se a importância dos processos de expansão comunicacional e midiatização como parte ativa na criação de novas ruralidades, e de exemplo da inserção do rural nos processos de mudança social, excluindo as visões “essencialistas” do rural, como lugar estático. Compreendemos também a possibilidade de dinamização das ruralidades, através da midiatização, ao mesmo tempo em que reforçam-se hábitos culturais, permitindo a difusão desses a partir da tecnologia, as populações têm acesso aos acontecimentos mundiais. Destacamos também a necessidade da ampliação de pesquisa na área, tendo em vista a dificuldade de esgotamento de um tema tão profuso na atualidade, como forma de identificar setores e situações que promovem a criação de novas ruralidades, assim como os impactos da midiatização no rural. Destacando ainda que o “ator coletivo”, é constituído, a partir de uma referência espacial e inserido num campo ampliado de trocas sociais.

Palavras-chave

Ruralidade, Midiatização, Práticas Comunicacionais.

Autor(a) Correspondente
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