RODA DE RELATO DE PARTO SOB OLHAR ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO.

Code: 200901551
23
11
Título

RODA DE RELATO DE PARTO SOB OLHAR ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO.

Autores(as):
  • Helene Nara Henriques Blanc

    Blanc, Helene Nara Henriques

  • Camilla Maria Carneiro de Almeida Pereira

    Pereira, Camilla Maria Carneiro de Almeida

  • Miriam Estefany dos Santos Andrade

    Andrade, Miriam Estefany dos Santos

  • Lara Pinheiro Lopes

    Lopes, Lara Pinheiro

  • Jane Baptista Quitete

    Quitete, Jane Baptista

  • Milena Batista Carneiro

    Carneiro, Milena Batista

  • Taís Fontoura de Almeida

    Almeida, Taís Fontoura de

DOI
10.37885/200901551
Publicado em

20/11/2020

Páginas

513-533

Capítulo

39

Resumo

A gestação é um período de grandes mudanças físicas e emocionais. Os espaços de educação em saúde, como as rodas de relato de parto, visam produzir melhores indicadores de saúde. O presente estudo é um relato de experiência do projeto de pesquisa e extensão “Roda de relato de parto sob olhar acadêmico” realizado nos Campi Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Macaé) e Universidade Federal Fluminense (Rio das Ostras) entre 2018 e 2019, tendo como público alvo gestantes e estudantes da área de saúde. Dentre as depoentes, mais da metade das mulheres participou de rodas de relato de parto durante o próprio pré-natal. Acreditamos que elas tiveram grande importância para o empoderamento destas mulheres e, consequentemente, para o desfecho do parto. Além disso, observamos o benefício das rodas para as mulheres que participaram deste projeto, que se sentiram apoiadas e à vontade em compartilhar este momento tão íntimo, marcado por lembranças dolorosas e sentimentos profundos. Estas rodas de relatos de parto foram utilizadas também como ações educativas em grupo para formação complementar do profissional de saúde (a maioria graduandas em enfermagem). Das graduandas que participaram do projeto, todas relataram extrema relevância para sua formação profissional. Inclusive três enfermeiras optaram pela área de Enfermagem Obstétrica. Nesse contexto, as rodas de relato de parto são uma estratégia apropriada para educação em saúde, que traz benefícios às mães depoentes, às futuras parturientes e aos profissionais e futuros profissionais que participam desta profunda troca entre experiências e aprendizagem.

Palavras-chave

Educação em saúde, saúde da mulher, assistência ao parto, pré-natal, enfermagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.