ROÇA COMO MARCA REGISTRADA NO BRASIL: NOVOS SIGNIFICADOS DO RURAL BRASILEIRO

Code: 210102746
4
1
Título

ROÇA COMO MARCA REGISTRADA NO BRASIL: NOVOS SIGNIFICADOS DO RURAL BRASILEIRO

Autores(as):
  • Lidiane Nunes Silveira

    Silveira, Lidiane Nunes

  • Ana Louise De Carvalho Fiúza

    Fiúza, Ana Louise de Carvalho

  • Lelis Maia Brito

    Brito, Lelis Maia

DOI
10.37885/210102746
Publicado em

29/01/2021

Páginas

618-643

Capítulo

41

Resumo

A categoria roça faz parte da complexidade do rural brasileiro e apesar de alguns limites, pode fornecer alguns indícios sobre algumas de suas características mais marcantes e suas principais transformações. Este artigo buscou identificar mudanças nos significados do termo roça no Brasil analisando 325 marcas registradas entre 1965 e 2014, utilizando-se análise de conteúdo de frequência, léxico-sintática e categórica (Bardin, 1977). Observou-se a ampliação de significados, inicialmente de produção agrícola e campo, para natureza, nostalgia e sofisticação e, mais recentemente, tradição e regionalismos. Essas mudanças de significados do termo roçam refletem as transformações no campo brasileiro, majoritariamente agrícola nos anos 1960, multissetorial nos anos 2000. Sugere-se que roça pode funcionar como uma categoria para se refletir sobre o rural no Brasil.

Palavras-chave

Roça, Rural, Marca registrada, Consumo, Análise de conteúdo.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.