ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ABORDAGEM USANDO PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS

Code: 210203196
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Título

ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ABORDAGEM USANDO PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS

Autores(as):
  • Wilson Rogério Soares e Silva

    Silva, Wilson Rogério Soares e

  • Natalle do Socorro da Costa Freitas

    Freitas, Natalle do Socorro da Costa

  • Klévia Letícia Almeida

    Almeida, Klévia Letícia

DOI
10.37885/210203196
Publicado em

28/04/2021

Páginas

196-205

Capítulo

14

Resumo

Com a pandemia a sala de aula vem se reinventando e a internet se mostrou uma alternativa para continuar os estudos. Com as aulas presenciais suspensas, as escolas tiveram que se adaptar. A metodologia tradicional de ensino presencial teve que dar lugar ao remoto, e encontrar formas de continuar trabalhando os conteúdos da sala de aula. Um desses conteúdo é a robótica. O uso da robótica em sala de aula já é uma realidade. É possível desenvolver o raciocínio de diversas disciplinas usando montagem e programação de robôs. Para codificá-los pode-se usar diversas linguagens de programação, muitas delas usando linhas de códigos. Nesse sentido, esse trabalho traz uma abordagem para analisar como a programação em blocos facilita a inserção da robótica na educação. Para isso, foi desenvolvido um experimento com alunos do ensino técnicos subsequente de informática e relatado suas percepções e seus aprendizados sobre o tema.

Palavras-chave

Robótica, Programação, Blocos, Pandemia.

Autor(a) Correspondente
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