ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM VOLTADAPARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Code: 201202583
Downloads
32
Views
4
Compartilhe
Título

ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM VOLTADAPARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Neumar Regiane Machado Abertoni

  • Érica Oliveira dos Santos

  • Giane Fernanda Schneider Gross

  • Marco Aurélio Kalinke

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202583
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    111-127

    Capítulo

    7

    Resumo

    Entendendo a robótica educacional como alternativa a novas formas de ensino, esta pesquisa apresenta resultados parciais obtidos a partir da problemática: como a robótica educacional com o uso do kit LEGO, pode ser utilizada como recurso para o ensino da Matemática? A partir disso, busca-se apresentar como os conteúdos matemáticos são abordados em aulas extracurriculares de robótica educacional, com estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola especializada no município de Curitiba - Paraná. Para tanto, utilizando a abordagem qualitativa com o método de estudo de caso, foram observadas quinze aulas e selecionadas duas atividades para análise. Verificamos que os estudantes formularam hipóteses para solucionar os problemas propostos, relacionando a linguagem natural à linguagem matemática. Especificamente em relação aos conhecimentos matemáticos percebemos que, os conteúdos de unidades de medidas e geometria abordados na atividade, não haviam sido trabalhados com os estudantes no ensino regular, contudo, durante o envolvimento na construção e programação dos robôs estes conteúdos, puderam ser abordados de forma prática e contextualizada. Apresentamos a possibilidade de continuidade com ampliação do campo e sujeitos de pesquisa, buscando professores que utilizam a robótica educacional no ensino regular e com outros materiais.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    tecnologia digital. robótica Educacional. práticas de ensino. matemática.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.