REVISITANDO O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ITAPETINGA-BA: O OLHAR DOS(AS) ALUNOS(AS)

Code: 231014694
Downloads
15
Views
17
Compartilhe
Título

REVISITANDO O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ITAPETINGA-BA: O OLHAR DOS(AS) ALUNOS(AS)

Autores(as):
  • Amisson dos Santos NUNES

  • Dulcinéia da Silva ADORNI

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231014694
    Publicado em

    30/10/2023

    Páginas

    78-90

    Capítulo

    6

    Resumo

    Este artigo teve por objetivo identificar a percepção dos(as) estudantes da Educação Básica sobre a importância atribuída à Química em sua trajetória de formação acadêmica e as relações com o seu cotidiano. Originou-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida em 2010, como parte do componente curricular Estágio I do curso de Licenciatura em Química da UESB/Itapetinga, cujos dados foram agora revisitados devido à continua relevância da temática e suas questões. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com dez perguntas objetivas, incluindo uma última que exigia uma justificativa detalhada. Participaram da pesquisa 315 estudantes Selecionados(as) de forma voluntária entre os(as) matriculados(as) no 9° ano do Ensino Fundamental e nos três anos do Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino municipal e estadual de Itapetinga-BA. Os resultados indicaram lacunas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, especialmente em relação à falta de contextualização dos conceitos químicos, reforçando a relevância de uma abordagem que relacione a Química com o cotidiano dos(as) estudantes, promovendo um aprendizado mais significativo e motivador. Sugeriram também a necessidade de desmistificar estereótipos negativos sobre a Química, tanto como uma área de conhecimento valiosa na formação na Educação Básica quanto como uma opção de carreira profissional.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    ensino de Química, Educação Básica, formação inicial em Química, estágio curricular.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar