REVISITANDO A FILOSOFIA DE THEODOR ADORNO: A INFLUÊNCIA E O CONTROLE DE CONSUMO

Code: 230914405
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Título

REVISITANDO A FILOSOFIA DE THEODOR ADORNO: A INFLUÊNCIA E O CONTROLE DE CONSUMO

Autores(as):
  • Paulo Henrique Vieira de Macedo

    Macedo, Paulo Henrique Vieira de

  • Maria Beatriz Pereira da Silva

    Silva, Maria Beatriz Pereira da

  • Ana Claudia Almeida Varão

    Varão, Ana Claudia Almeida

  • Anne Heracléia de Brito e Silva

    Brito e Silva, Anne Heracléia de

  • Francisco Antônio Almeida Pereira

    Pereira, Francisco Antônio Almeida

  • Maria Beatriz Pacheco Pereira

    Pereira, Maria Beatriz Pacheco

  • Dart Clea Rios Andrade Araújo

    Araújo, Dart Clea Rios Andrade

  • Luiz Paulo Brito Rocha

    Rocha, Luiz Paulo Brito

  • Yoco Emanuella Santos Costa

    Costa, Yoco Emanuella Santos

DOI
10.37885/230914405
Publicado em

30/12/2023

Páginas

73-85

Capítulo

5

Resumo

O presente estudo partiu de um recorte de um trabalho de conclusão de curso que visa destacar reflexões sobre o processo da Indústria Cultural, com efeitos no mundo, influenciando a economia, política e cultura no cotidiano da sociedade. Objetivo: destacar considerações sobre a temática da Indústria Cultural com base na influência e o controle abordado por Theodor Adorno. Método: a abordagem metodológica caracterizou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, com busca bibliográfica, com fichamentos em fontes primárias, com destaque: A Indústria Cultural: o esclarecimento como mitificação; Indústria cultura e sociedade. Além de alguns artigos, resumos e dissertações que abordam sobre a temática, localizados em banco de dados, como a Scientific Electronic Library Online (SCIELO) Brasil. Resultados: Foram observados através da aproximação de categorias emergentes, baseadas na Análise de Conteúdo, que os resultados e discussões destacam-se sobre as características da Indústria Cultural e a influência pelos meios de comunicação em massa como sistemas na contemporaneidade que controlam e regulamentam boa parte da cultura. Conclusão: Com isso, tem-se a intenção de não esgotar o debate sobre o assunto. E sim, deixar claro na visão de Theodor Adorno que existe um sistema que suas ações permanecem presentes e constantes na sociedade que se torna vulnerável a suas investidas, incluindo cada vez mais adeptos de padrões transmitidos pelas redes de comunicação que se expandem de forma global explorando as necessidades do consumidor a seu favor.

Palavras-chave

Indústria Cultural, Consumo de massa, Filosofia de Theodor Adorno.

Autor(a) Correspondente
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