REVISITANDO A FILOSOFIA DE THEODOR ADORNO: A INFLUÊNCIA E O CONTROLE DE CONSUMO
Paulo Henrique Vieira de Macedo
Macedo, Paulo Henrique Vieira de
Maria Beatriz Pereira da Silva
Silva, Maria Beatriz Pereira da
Ana Claudia Almeida Varão
Varão, Ana Claudia Almeida
Anne Heracléia de Brito e Silva
Brito e Silva, Anne Heracléia de
Francisco Antônio Almeida Pereira
Pereira, Francisco Antônio Almeida
Maria Beatriz Pacheco Pereira
Pereira, Maria Beatriz Pacheco
Dart Clea Rios Andrade Araújo
Araújo, Dart Clea Rios Andrade
Luiz Paulo Brito Rocha
Rocha, Luiz Paulo Brito
Yoco Emanuella Santos Costa
Costa, Yoco Emanuella Santos
30/12/2023
73-85
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O presente estudo partiu de um recorte de um trabalho de conclusão de curso que visa destacar reflexões sobre o processo da Indústria Cultural, com efeitos no mundo, influenciando a economia, política e cultura no cotidiano da sociedade. Objetivo: destacar considerações sobre a temática da Indústria Cultural com base na influência e o controle abordado por Theodor Adorno. Método: a abordagem metodológica caracterizou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, com busca bibliográfica, com fichamentos em fontes primárias, com destaque: A Indústria Cultural: o esclarecimento como mitificação; Indústria cultura e sociedade. Além de alguns artigos, resumos e dissertações que abordam sobre a temática, localizados em banco de dados, como a Scientific Electronic Library Online (SCIELO) Brasil. Resultados: Foram observados através da aproximação de categorias emergentes, baseadas na Análise de Conteúdo, que os resultados e discussões destacam-se sobre as características da Indústria Cultural e a influência pelos meios de comunicação em massa como sistemas na contemporaneidade que controlam e regulamentam boa parte da cultura. Conclusão: Com isso, tem-se a intenção de não esgotar o debate sobre o assunto. E sim, deixar claro na visão de Theodor Adorno que existe um sistema que suas ações permanecem presentes e constantes na sociedade que se torna vulnerável a suas investidas, incluindo cada vez mais adeptos de padrões transmitidos pelas redes de comunicação que se expandem de forma global explorando as necessidades do consumidor a seu favor.
Indústria Cultural, Consumo de massa, Filosofia de Theodor Adorno.
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