REVISIONISMO DA HISTÓRIA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO
Marcelo da Fonseca Ferreira da Silva
Silva, Marcelo da Fonseca Ferreira
Eliaidina Wagna Oliveira da Silva
Silva, Eliaidina Wagna Oliveira da
Maria José Coelho dos Santos
Santos, Maria José Coelho dos
Karina de Oliveira Lima
Lima, Karina de Oliveira
01/11/2022
147-166
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DILEMAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE: EVIDÊNCIAS E CONSIDERAÇÕES EM PESQUISA
A colonização processou invisibilidades identitárias dos negros e dos povos originários. Essa pesquisa bibliográfica faz uma leitura descritiva de conteúdos interdisciplinares com narrativas das reivindicações dos movimentos negros por uma pedagogia multidisciplinar e intercultural na educação básica. Os impactos das políticas de inclusão social positiva são analisados sob o viés antropológico, sociológico e jurídico para compreender a obrigatoriedade do estudo da cultura africana e ameríndia como impositiva nas grades curriculares de todos os cursos de licenciaturas e formações pedagógicas. Pondera-se quanto a importância do professor no letramento racial e na resistência contra o negacionismo do racismo de consequências nocivas que inferioriza os saberes das minorias subjugadas.
Racismo, Negacionismo, História, Currículo, Protagonismo.
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