REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Christiano Lima Santos
SANTOS, Christiano Lima
Diego Santana Silveira
SILVEIRA, Diego Santana
Isaias De Almeida Santos
SANTOS, Isaias de Almeida
Eliane Nery Pereira Dos Santos
SANTOS, Eliane Nery Pereira dos
01/10/2022
172-187
13
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA
O pesquisador Jacques Delors, em relatório expedido para a UNESCO sobre a Educação para o século XXI, cita quatro pilares para a verdadeira aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Um dos desafios das instituições responsáveis pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é cumprir o pilar "aprender a fazer", essencial para a boa formação técnica profissional. Desafio ainda maior em disciplinas da área de Tecnologia da Informação relacionadas à construção de sistemas computacionais, que por vezes apresentam uma visão fragmentada de parte de um processo maior e mais dinâmico. Chris Crawford aponta quatro elementos que caracterizam o jogo, são eles: representação, interação, conflito e segurança. Assim, a partir de uma reflexão sobre os mesmos, percebe-se que a adoção de jogos na EPT pode-se apresentar como uma abordagem alinhada com o “aprender a fazer”, uma vez que oferece um “ambiente virtual e seguro, no qual os seus participantes podem assumir papéis e interagir de forma a resolver algum tipo de conflito”. Assim, este trabalho visa efetuar uma revisão sistemática sobre Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando-se conhecer o estado da arte da pesquisa e exploração dos jogos no ambiente educacional.
Aprendizagem Baseada em Jogos, Jogos na Educação, Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Jogos na Educação Profissional.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.