REVISÃO NARRATIVA SOBRE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE NO SUS

Code: 220408486
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Título

REVISÃO NARRATIVA SOBRE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE NO SUS

Autores(as):
  • Simone Vasconcelos Galdino

    Galdino, Simone Vasconcelos

  • Jessica Santos Azevedo

    Azevedo, Jessica Santos

  • Joana Miranda Tenorio

    Tenorio, Joana Miranda

  • Josiane Conceição Teixeira

    Teixeira, Josiane Conceição

  • Luciana Alves Medeiros

    Medeiros, Luciana Alves

  • Mayra Gama Leão Pereira

    Pereira, Mayra Leão

  • Nadia Maria Machado Da Costa

    Costa, Nadia Maria Machado da

  • Nayana Kele Santos Cabral

    Cabral, Nayana Kele Santos

  • Rita Palheta Cordeiro

    Cordeiro, Rita Palheta

  • Mayara Fonseca Dantas

    Dantas, Mayara Fonseca

DOI
10.37885/220408486
Publicado em

01/05/2022

Páginas

70-83

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: Identificar as publicações científicas nacionais sobre a gestão da informação nos período de 2005 a 2014, a fim de analisar como esta temática vem sendo trabalhada no âmbito SUS, bem como suas tendências, desafios e importância para a gestão dos serviços de saúde. Método: Revisão narrativa da leitura a partir de pesquisa eletrônica de artigos indexados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Coleção Nacional das Fontes do SUS (Coleciona SUS), SESSP- CTDPROD e Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), Com as Palavras-chave Sistema de Informação em Saúde, Gerenciamento da Informação e Serviços da Informação, publicados em português e disponíveis na íntegra, compreendidos no período de 2005 a 2014. Resultados: Nos resultados obtidos, encontra-se com maior ênfase o funcionamento e importância dos sistemas, além de problemas que vão desde o mau funcionamento dos softwares até a falta de capacitação de pessoal. A premência de aperfeiçoamento dos sistemas tem sido frequentemente abordada nos estudos. Conclusão: Conclui-se que os sistemas de informação em saúde são de extrema importância, uma vez que a tecnologia atua de modo a dinamizar o atendimento, conhecer os diversos perfis de usuários e qualificar os serviços oferecidos à população.

Palavras-chave

Sistema de informação em saúde, Gerenciamento da informação, Serviços da informação.

Autor(a) Correspondente
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