RESTRIÇÕES SOCIAIS E A PANDEMIA DA COVID-19 EM FAMÍLIAS DE ESTUDANTES ESPECIAIS

Code: 210906199
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Título

RESTRIÇÕES SOCIAIS E A PANDEMIA DA COVID-19 EM FAMÍLIAS DE ESTUDANTES ESPECIAIS

Autor(a):
  • Gelci Nogueira

    Nogueira, Gelci

DOI
10.37885/210906199
Publicado em

01/05/2022

Páginas

61-69

Capítulo

6

Resumo

Trabalhar com educação especial é mergulhar num oceano de comportamentos diversos e estimulantes, desafiando-nos diariamente. A pandemia nos fez rever rotinas, mudar atitudes e usar mais criatividade. Este relatório de experiência, num contexto de inserção de psicólogos numa equipa multidisciplinar, Sistema Único de Saúde (SUS), na modalidade de Escolas Especiais (APAE), aborda a experiência clínica psicológica, durante o exercício de actividades técnicas e lúdicas com a clientela e respectivas famílias. Trata de duas APAE, na Região Sudoeste do Estado de Paraná-BR. Trata-se de uma pequena amostra, um trabalho diferenciado com ferramentas psicológicas específicas, envolvendo todo o contexto educativo. O objectivo aqui é dar visibilidade a uma clientela por vezes marginalizada, excluída e escondida num nevoeiro de crenças e valores distorcidos, e como a psicologia contribui. Trabalhamos com uma metodologia inclusiva entre escola e família, no formato Ronda de Conversação, com um enfoque teórico na Terapia Cognitivo-Comportamental e Abordagem Sistémica. É apresentado um breve contexto da rotina antes e durante a pandemia (COVID-19), quais os comportamentos que emergiram e como eles vivenciam o contexto actual. A importância preventiva, do programa de saúde psicológica com a inclusão das famílias desde 2016, para enfrentar as restrições e o isolamento social é evidenciada. São apresentados dois casos de superação de dificuldades no meio da pandemia (COVID-19), convergindo com o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual 2020 (O Protagonismo potencia e materializa a inclusão social). Houve momentos tensos, mudanças de programa, reinvenções metodológicas (Redes Sociais) principalmente no início da pandemia. Escola, equipas e famílias começaram a comunicar, principalmente através do telemóvel (WhtsApp), com as equipas a fazer visitas domiciliárias de rotina, mobilizadas em diferentes frentes, para fornecer toda a ajuda e orientação possível. Concluímos este relatório com resultados satisfatórios que, apesar de todos os sofrimentos sociais restritivos, as famílias apaeanas das duas escolas, até à presente data (Agosto/2021), não tiveram perdas e puderam adaptar-se à nova realidade: aulas remotas.

Palavras-chave

Pandemia (COVID-19), APAE, Saúde Psicológica.

Autor(a) Correspondente
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