RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5.º ANO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5.º ANO
Michelle Gonçalves Ferreira
Sandra Alves de Oliveira
31/03/2022
230-247
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Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes do 5.° ano do ensino fundamental em relação à vivência da resolução de problemas em aulas de matemática. Neste estudo de abordagem qualitativa, os sete estudantes participantes da investigação no segundo semestre de 2020, do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, Minas Gerais, responderam às questões propostas no questionário e produziram narrativas escritas sobre a resolução de problemas na sua trajetória estudantil. Os questionários e as narrativas de cada um dos partícipes da pesquisa foram compartilhados no Grupo de WhatsApp criado pela professora-pesquisadora dessa turma devido à pandemia de Covid-19 que inviabilizou a realização de atividades presenciais na escola. Ser professora de matemática dessa turma e perceber as dúvidas e as dificuldades de seus estudantes nos processos da resolução de problemas propostos durante as aulas desse componente curricular, aguçou a curiosidade da primeira autora deste artigo, estudante do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de 2019 a 2020, para conhecer e vivenciar em sala de aula do 5.° ano as diferentes perspectivas dessa metodologia de ensino-aprendizagem de matemática. Os achados da pesquisa alertam para a importância de oportunizar aos estudantes dos anos iniciais desenvolver diferentes estratégias e usar recursos variados para solucionar os problemas propostos em aulas de matemática, além das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão destacadas pelos participantes deste estudo. Os sete estudantes apontaram que um problema matemático é resolvido com contas, por meio da utilização de cálculos para chegar ao resultado. Esta proporcionou à professora-pesquisadora em interação dialógica com a orientadora da pesquisa, compreender a resolução de problemas como uma metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Nesse ínterim, a professora-pesquisadora da turma do 5.° ano apropriou dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de matemática e vivenciou-os em aulas de matemática com a participação de seus estudantes que ressignificaram suas concepções.
Ler mais...Ensino-aprendizagem, Formação matemática, Prática pedagógica, Resolução de problemas.
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