RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OBMEP: CONTRIBUIÇÕES NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E OBMEP: CONTRIBUIÇÕES NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Edirene Nunes De Jesus
Erica Nogueira Macêdo
28/02/2023
731-748
55
O uso das tendências matemáticas no ensino, em sala de aula, vem favorecendo o surgimento de novas abordagens pedagógicas, alterando o ambiente escolar e favorecendo o surgimento de novas metodologias. Assim, o presente trabalho traz como objetivo geral analisar de que maneira o professor de matemática visualiza a tendência de Resolução de Problemas como ferramenta na melhoria dos resultados das provas da OBMEP e como objetivos específicos, examinar como aspectos internos e externos do contexto escolar do educando influenciam na aprendizagem escolar; conhecer as concepções de como a tendência de resolução de problemas pode direcionar a prática pedagógica dos professores de matemática, no que se refere ao desempenho dos discentes nas atividades realizadas na sala de aula e fora dela e por fim, discutir formas de “flexibilização” dos conteúdos através de recursos que venham a facilitar o processo ensino-aprendizagem dos alunos, bem como no que diz respeito à resolução de questões da OBMEP de nível 1. Esse trabalho é uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, onde foi usado a aplicação de um questionário aos docentes do Ensino Fundamental II Anos Finais.
Ler mais...Educação Matemática, Tendências, Resolução de Problemas, OBMEP, Ensino e Aprendizagem.
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