RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Geovana Inácio Gonçalves
GONÇALVES, Geovana Inácio
Adrielly Aparecida de Oliveira
OLIVEIRA, Adrielly Aparecida
Thaís Prado Siqueira Lôres
LÔRES, Thaís Prado Siqueira
Duelci Aparecido de Freitas Vaz
VAZ, Duelci Aparecido de Freitas
31/03/2022
70-82
5
EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PESQUISA, APLICAÇÃO E NOVAS TENDÊNCIAS
Neste trabalho, apresenta-se uma proposta didática que utiliza a resolução de problemas, enquanto abordagem metodológica, articulada à experimentação para o Ensino de Química na 1ª série do Ensino Médio. A proposta demonstra uma sequência de ações para o trabalho dos conteúdos de interações intermoleculares, polaridade e densidade, incluindo a resolução de um problema acerca da adulteração da gasolina. Ressalta-se a importância de que o problema colocado aos estudantes esteja relacionado a vida cotidiana dos mesmos. Por fim, considera-se que o desenvolvimento da proposta apresentada possibilita aos estudantes uma formação dentro dos pressupostos da alfabetização científica e da educação para a cidadania.
Resolução de problemas, Ensino de química, Experimentação, Alfabetização científica.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.