RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Code: 220308002
18
26
Título

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores(as):
  • Geovana Inácio Gonçalves

    GONÇALVES, Geovana Inácio

  • Adrielly Aparecida de Oliveira

    OLIVEIRA, Adrielly Aparecida

  • Thaís Prado Siqueira Lôres

    LÔRES, Thaís Prado Siqueira

  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz

    VAZ, Duelci Aparecido de Freitas

DOI
10.37885/220308002
Publicado em

31/03/2022

Páginas

70-82

Capítulo

5

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma proposta didática que utiliza a resolução de problemas, enquanto abordagem metodológica, articulada à experimentação para o Ensino de Química na 1ª série do Ensino Médio. A proposta demonstra uma sequência de ações para o trabalho dos conteúdos de interações intermoleculares, polaridade e densidade, incluindo a resolução de um problema acerca da adulteração da gasolina. Ressalta-se a importância de que o problema colocado aos estudantes esteja relacionado a vida cotidiana dos mesmos. Por fim, considera-se que o desenvolvimento da proposta apresentada possibilita aos estudantes uma formação dentro dos pressupostos da alfabetização científica e da educação para a cidadania.

Palavras-chave

Resolução de problemas, Ensino de química, Experimentação, Alfabetização científica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.