RESILIÊNCIA FAMILIAR: O OLHAR DE PROFESSORES ACERCA DE FAMÍLIAS POBRES

Code: 200700713
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Título

RESILIÊNCIA FAMILIAR: O OLHAR DE PROFESSORES ACERCA DE FAMÍLIAS POBRES

Autores(as):
  • Larissa Araújo Matos

    Matos, Larissa Araújo

  • Thamyris Maués dos Santos

    Santos, Thamyris Maués dos

  • Simone Souza Costa Silva

    Silva, Simone Souza Costa

  • Edson Júnior da Silva Cruz

    Cruz, Edson Júnior da Silva

DOI
10.37885/200700713
Publicado em

29/09/2020

Páginas

220-236

Capítulo

19

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.

Palavras-chave

Percepção de professores; resiliência; pobreza

Autor(a) Correspondente
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