RESILIÊNCIA FAMILIAR: O OLHAR DE PROFESSORES ACERCA DE FAMÍLIAS POBRES
Larissa Araújo Matos
Matos, Larissa Araújo
Thamyris Maués dos Santos
Santos, Thamyris Maués dos
Simone Souza Costa Silva
Silva, Simone Souza Costa
Edson Júnior da Silva Cruz
Cruz, Edson Júnior da Silva
29/09/2020
220-236
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O objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.
Percepção de professores; resiliência; pobreza
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