REPRESENTATIVIDADE DA DIMENSÃO AMBIENTAL RELACIONADA A ASPECTOS QUÍMICOS NA PRODUÇÃO DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Code: 230613456
Downloads
25
Views
2
Compartilhe
Título

REPRESENTATIVIDADE DA DIMENSÃO AMBIENTAL RELACIONADA A ASPECTOS QUÍMICOS NA PRODUÇÃO DOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Mauricio Dos Santos Matos

  • Beatriz Vivian Schneider-Felicio

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230613456
    Publicado em

    30/06/2023

    Páginas

    136-146

    Capítulo

    8

    Resumo

    Esta pesquisa possui como objetivo geral analisar o conjunto de trabalhos apresentados ao longo das sete primeiras edições do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 1997-2009, caracterizando-se a representatividade das pesquisas em ensino de ciências no Brasil, nas quais as dimensões química e ambiental apresentam-se relacionadas, bem como algumas tendências relacionadas a essa produção no período analisado. A análise das produções do ENPEC foi realizada priorizando-se a análise quantitativa inventariante dessa produção, incluindo a seleção e contabilização de trabalhos por meio da identificação da presença de termos relacionados diretamente a alguma dimensão Ambiental ou algum aspecto químico. Como principal resultado, foi observado que, do conjunto analisado, apenas 9,7% dos trabalhos apresentaram alguma relação entre dimensões ambientais e aspectos químicos. A baixa ocorrência de trabalhos com a relação observada pode estar relacionada ao fato da incorporação da temática ambiental ser recente no contexto educacional brasileiro. A presença da dimensão ambiental em trabalhos de eventos específicos de Química e Ensino de Química se mostrou pouco recorrente. No entanto, observa-se que há tendência de crescimento constante da produção desse tipo de trabalho em eventos da área de Ensino de Ciências, ao contrário do que se observa em eventos da área específica de Química, o que sugere um maior envolvimento da área educacional com a incorporação de dimensões ambientais nas pesquisas da área.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Dimensão ambiental, Ensino de ciências, Ensino de química, Educação ambiental.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.