REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE O ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO INTERGERACIONAL

Code: 210805660
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Título

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE O ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO INTERGERACIONAL

Autores(as):
  • Ticianne da Cunha Soares

    Soares, Ticianne da Cunha

  • Bernardo Rafael Blanche

    Blanche, Bernardo Rafael

  • Ana Carolinne Souza da Silveira Diógenes

    Diógenes, Ana Carolinne Souza da Silveira

  • Maria de Fátima Sousa Barros Vilarinho

    Vilarinho, Maria de Fátima Sousa Barros

  • Ariella de Carvalho Luz

    Luz, Ariella de Carvalho

  • Matheus Henrique da Silva Lemos

    Lemos, Matheus Henrique da Silva

  • Filipe Melo da Silva

    Silva, Filipe Melo da

  • João Caio Silva Castro Ferreira

    Ferreira, João Caio Silva Castro

  • Gilvânia da Conceição Rocha

    Rocha, Gilvânia da Conceição

  • Francisca Tereza de Galiza

    Galiza, Francisca Tereza de

DOI
10.37885/210805660
Publicado em

01/09/2021

Páginas

268-284

Capítulo

21

Resumo

Este estudo objetivou analisar as representações sociais de adolescentes escolares a respeito do envelhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, junto a adolescentes escolares, realizado em município da região central do Piauí. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista seguindo roteiro estruturado formado por duas partes. As entrevistas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Participaram 32 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, que tivessem convívio com idosos. Dentre os relatos, apreendeu-se como senso comum representando o envelhecimento e a pessoa idosa: vida (31), sociedade (25), saúde (23), saudável (19), doença (16), família (12), admirar (11) e feliz (10). Os achados desta análise mostram que o adolescente escolar tem uma visão majoritariamente positiva sobre o envelhecimento ativo, pois o representa com termos otimistas, como experiência, admiração, família e participação. Os achados desta análise mostram que o adolescente escolar tem uma visão primordialmente positiva sobre o envelhecimento, pois o representa com termos otimistas, como experiência, admiração, família e participação. Apesar de, ressaltar em seus discursos aspectos desfavoráveis do processo de envelhecer como: dificuldades, rugas, falta de liberdade, doenças, solidão e tristeza.

Palavras-chave

Envelhecimento; Adolescente; Representações Sociais.

Autor(a) Correspondente
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