REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE O ENVELHECIMENTO: UM ESTUDO INTERGERACIONAL
Ticianne da Cunha Soares
Soares, Ticianne da Cunha
Bernardo Rafael Blanche
Blanche, Bernardo Rafael
Ana Carolinne Souza da Silveira Diógenes
Diógenes, Ana Carolinne Souza da Silveira
Maria de Fátima Sousa Barros Vilarinho
Vilarinho, Maria de Fátima Sousa Barros
Ariella de Carvalho Luz
Luz, Ariella de Carvalho
Matheus Henrique da Silva Lemos
Lemos, Matheus Henrique da Silva
Filipe Melo da Silva
Silva, Filipe Melo da
João Caio Silva Castro Ferreira
Ferreira, João Caio Silva Castro
Gilvânia da Conceição Rocha
Rocha, Gilvânia da Conceição
Francisca Tereza de Galiza
Galiza, Francisca Tereza de
01/09/2021
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ENFERMAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Este estudo objetivou analisar as representações sociais de adolescentes escolares a respeito do envelhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, junto a adolescentes escolares, realizado em município da região central do Piauí. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista seguindo roteiro estruturado formado por duas partes. As entrevistas foram analisadas com auxílio do software IRAMUTEQ. Participaram 32 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, que tivessem convívio com idosos. Dentre os relatos, apreendeu-se como senso comum representando o envelhecimento e a pessoa idosa: vida (31), sociedade (25), saúde (23), saudável (19), doença (16), família (12), admirar (11) e feliz (10). Os achados desta análise mostram que o adolescente escolar tem uma visão majoritariamente positiva sobre o envelhecimento ativo, pois o representa com termos otimistas, como experiência, admiração, família e participação. Os achados desta análise mostram que o adolescente escolar tem uma visão primordialmente positiva sobre o envelhecimento, pois o representa com termos otimistas, como experiência, admiração, família e participação. Apesar de, ressaltar em seus discursos aspectos desfavoráveis do processo de envelhecer como: dificuldades, rugas, falta de liberdade, doenças, solidão e tristeza.
Envelhecimento; Adolescente; Representações Sociais.
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