REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATERNIDADE NA MÍDIA DIGITAL

Code: 230111737
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Título

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATERNIDADE NA MÍDIA DIGITAL

Autores(as):
  • Antonia Regynara Moreira Rodrigues

    Rodrigues, A.R.M

  • Maria Adelaide Moura Da Silveira

    Silveira, M.A.M

  • Ana Eulária Silva Costa

    Costa, A.E.S

  • Larissa De Freitas Xavier

    Xavier, L.F

  • Laianny Luize Lima E Silva

    Silva, L.L.L

  • Dafne Paiva Rodrigues

    Rodrigues, D.P

DOI
10.37885/230111737
Publicado em

31/03/2023

Páginas

458-473

Capítulo

37

Resumo

Objetivo: Apreender as representações sociais da maternidade na mídia digital. Métodos: Pesquisa documental realizada com 39 reportagens encontradas no acervo digital da Revista Veja, tendo a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Foram selecionadas notícias que tivessem em seus títulos as palavras-chave “maternidade” ou “mãe” disponíveis na íntegra. Realizou-se a análise lexical dos dados das reportagens, através do software ALCESTE, resultando em cinco classes. Resultados: As representações sociais da maternidade apresentaram-se em dois eixos temáticos: “Ampliação da licença-maternidade: uma conquista do direito materno” e “Maternidade: do desejo ao exercício do papel materno”. Conclusão: Compreende-se que a produção e divulgação de reportagens da Revista Veja desvelam nas representações sociais da maternidade a variabilidade histórica e social do seu significado na constituição familiar e nos papéis de gênero, sofrendo alterações ao longo dos tempos.

Palavras-chave

Maternidade, Representações sociais, Revista.

Autor(a) Correspondente
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