REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NO ENSINO MÉDIO
Paulo Cesar Oliveira
Oliveira, Paulo Cesar
Diego da Silva Queiroz
Queiroz, Diego da Silva
02/06/2021
415-436
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
Este relato de pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho dos alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio ao abordar o objeto matemático inequação do 1º grau em um processo de ensino-aprendizagem pautado na coordenação e mobilização de registros de representação semiótica. A pesquisa de natureza qualitativa teve seu percurso metodológico traçado em um contexto de ensino remoto, cuja produção de informações na forma de registros escritos (protocolos) e entrevistas com oito alunos envolvidos com a resolução de tarefas propostas, foi submetida à análise. Tal análise teve o propósito de responder a seguinte questão de investigação: quais as implicações no processo de ensino-aprendizagem do objeto matemático inequação do 1º grau ao se trabalhar com a conversão de registros de representação semiótica em uma turma da 1ª série do ensino médio? Como resultado de pesquisa, ressaltamos a necessidade de investir nas aulas de matemática, no processo de comunicação pela linguagem matemática, tanto em nível oral quanto escrito, para que os alunos construam significados sobre o conceito de inequação. Ressaltamos que o fato de existirem poucas pesquisas brasileiras abordando a teoria de registros de representação semiótica no processo ensino-aprendizagem envolvendo estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, no estudo de inequação, constitui um terreno fértil para novas investigações.
Conversão, Desigualdades, Congruência semântica, Ensino-aprendizagem.
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