RENDIMENTO ESCOLAR: APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA

Code: 221110884
2
0
Título

RENDIMENTO ESCOLAR: APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA

Autor(a):
  • Luana Gaspar do Nascimento Lopes

    Lopes, Luana G. do Nascimento

DOI
10.37885/221110884
Publicado em

29/12/2022

Páginas

636-643

Capítulo

51

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade apresentar algumas reflexões sobre rendimento escolar no município de Vitória. Foram analisados vários indicadores utilizando principalmente dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC). Os indicadores analisados levam em considerações diferentes dimensões, tais como: taxa de aprovação, reprovação e de abandono. Essa análise é importante, pois, além de permitir acompanhar os avanços ocorridos na educação do município, também possibilita refletir sobre os problemas ainda existentes, auxiliando na formulação de políticas públicas que possam minimizá-los. Os resultados mostraram que nos anos iniciais o índice de alunos aprovados tem apresentando uma evolução gradual e contínua, enquanto as taxas de reprovação e abandono reduziram no mesmo período. Já nos anos finais, apesar da melhora apresentada nos indicadores, constata-se que a reprovação contínua em um patamar considerado elevado.

Palavras-chave

Rendimento, Aprovação, Reprovação, Abandono.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.