RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

Code: 210705351
17
4
Título

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

Autores(as):
  • Antonio Marcelo Tavares Birimba

    Birimba, Antonio Marcelo Tavares

  • Gleiciane Ferreira da Silva Freitas

    Freitas, Gleiciane Ferreira da Silva

DOI
10.37885/210705351
Publicado em

31/10/2021

Páginas

152-161

Capítulo

12

Resumo

A leitura merece uma relevante atenção por parte de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, pois constitui-se como um princípio basilar da comunicação humana, vivificando suas ideias e expandindo seus conhecimentos e habilidades. Nessa perspectiva, o presente relato reflexivo objetiva destacar algumas concepções no que se refere as práticas de leitura, bem como, apresentar uma experiência de leitura com uma aluna, de 14 anos, da rede pública estadual de ensino. A experiência centrou-se na tentativa de compreender os diferentes elementos motivadores da prática leitora, através de uma lenda regional, muito popular no universo infantojuvenil, A Vitória Régia. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado mediante pesquisa bibliográfica concomitante com a experiência de leitura realizada entre os sujeitos da pesquisa. Nesse procedimento, se estabeleceu trocas de ideias entre os sujeitos envolvidos, bem como a investigação do aporte teórico que fincou-se, fundamentalmente, nos embasamentos de Freire (2003) a respeito do fenômeno da leitura; Larrosa (2002) sobre as ideias de leitura como tradução, associação de palavras, transporte e mediação; Petit (2010) referente a leitura como mediadora numa perspectiva de espeço de crise; Jouve (2002), que compreende a leitura pelo viés de sua complexidade e pluralidade; e Proust (1991) que versa sobre a importância da leitura ao apontar as veredas para o conhecimento e para novas descobertas de mundos, ainda pouco, ou quase desconhecidos. No processo investigativo, a adolescente, considera-se uma leitora relativamente assídua e vislumbra, na leitura, um aporte que possibilita-lhe solucionar certas angústias e a posicionar-se de forma crítica e reflexiva frente as questões inerentes da vida.

Palavras-chave

Ato de ler, Reflexão, Investigação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.