RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A LEITURA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO
Antonio Marcelo Tavares Birimba
Gleiciane Ferreira da Silva Freitas
31/10/2021
152-161
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A leitura merece uma relevante atenção por parte de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, pois constitui-se como um princípio basilar da comunicação humana, vivificando suas ideias e expandindo seus conhecimentos e habilidades. Nessa perspectiva, o presente relato reflexivo objetiva destacar algumas concepções no que se refere as práticas de leitura, bem como, apresentar uma experiência de leitura com uma aluna, de 14 anos, da rede pública estadual de ensino. A experiência centrou-se na tentativa de compreender os diferentes elementos motivadores da prática leitora, através de uma lenda regional, muito popular no universo infantojuvenil, A Vitória Régia. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado mediante pesquisa bibliográfica concomitante com a experiência de leitura realizada entre os sujeitos da pesquisa. Nesse procedimento, se estabeleceu trocas de ideias entre os sujeitos envolvidos, bem como a investigação do aporte teórico que fincou-se, fundamentalmente, nos embasamentos de Freire (2003) a respeito do fenômeno da leitura; Larrosa (2002) sobre as ideias de leitura como tradução, associação de palavras, transporte e mediação; Petit (2010) referente a leitura como mediadora numa perspectiva de espeço de crise; Jouve (2002), que compreende a leitura pelo viés de sua complexidade e pluralidade; e Proust (1991) que versa sobre a importância da leitura ao apontar as veredas para o conhecimento e para novas descobertas de mundos, ainda pouco, ou quase desconhecidos. No processo investigativo, a adolescente, considera-se uma leitora relativamente assídua e vislumbra, na leitura, um aporte que possibilita-lhe solucionar certas angústias e a posicionar-se de forma crítica e reflexiva frente as questões inerentes da vida.
Ler mais...Ato de ler, Reflexão, Investigação.
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