RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PROFESSORES PARA O FUTURO (FINLÂNDIA): UM ESTUDO META-AVALIATIVO

Code: 230713912
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Título

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA PROFESSORES PARA O FUTURO (FINLÂNDIA): UM ESTUDO META-AVALIATIVO

Autores(as):
  • Franciane Santos

    SOUSA, Franciane S.

  • Ligia Elliot

    ELLIOT, Ligia G.

  • Leticia CÔrtes

    CÔRTES, Leticia M. de S.

DOI
10.37885/230713912
Publicado em

31/08/2023

Páginas

60-86

Capítulo

4

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo meta-avaliativo do Relatório Final de Avaliação do Programa Professores para o Futuro (da Chamada CNPq/SETEC-MEC nº 015/2014 – Finlândia). A motivação para produzi-lo se fundamentou no princípio de que a meta-avaliação, que é a avaliação da avaliação, apresenta-se como um procedimento relevante, que contribui para que as avaliações atendam aos seus propósitos e sejam realizadas em conformidade com critérios adequados e por profissionais capacitados, gerando resultados satisfatórios. Os procedimentos metodológicos escolhidos para nortear este estudo meta-avaliativo estão em conformidade com os critérios fundamentais da validade, utilidade, conduta, credibilidade e custo, estabelecidos por Davidson. Como resultado, verificou-se que o relatório atendeu, mesmo que em níveis diferentes, a quase todos os critérios, deixando de contemplar somente os custos da avaliação. Como uma das sugestões, foi recomendado que a metodologia constante dos próximos relatórios seja descrita de forma mais aprofundada, considerando aspectos, como: os processos desenvolvidos na avaliação; a definição das categorias e dos indicadores; o método utilizado para as análises; e a interpretação dos dados.

Palavras-chave

Meta-avaliação, Programa de capacitação docente, Educação profissional, científica e tecnológica.

Autor(a) Correspondente
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