RELATO DE EXPERIÊNCIAS OPV: UM INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SOCIAL

Code: 200700632
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Título

RELATO DE EXPERIÊNCIAS OPV: UM INSTRUMENTO PARA DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE SOCIAL

Autores(as):
  • Ana Caroline Inácio de Alencar Aguiar

    Aguiar, Ana Caroline Inácio de Alencar

  • Ana Célia Cavalcante

    Cavalcante, Ana Célia

DOI
10.37885/200700632
Publicado em

06/11/2020

Páginas

235-246

Capítulo

17

Resumo

A Orientação Profissional Vocacional (OPV) trata-se de um processo amplo no qual se faz presente as informações profissionais, visando auxiliar o orientando ao conhecimento das suas características pessoais, promovendo o encontro das afinidades deste com aquilo que poderá vir a realizar em forma de um projeto de vida profissional. A proposta de orientação profissional realizada durante o processo de escolarização do Ensino Médio é atividade desenvolvida pelo psicólogo escolar educacional de suma importância, considerando que há uma grande quantidade de jovens que ao terminar o ensino médio, carecem de uma orientação para efetuar uma escolha profissional mais consciente.De forma, que a proposta interventiva teve como objetivo, compreender como as estratégias de OPV contribuem para a construção da identidade social, tendo em vista que este trabalho proporciona reflexões sobre sobre as questões internas de cada indivíduo, a adolescência, expectativas, suas buscas e possíveis identificações. O interesse pelo tema se deu a partir da observação no estágio escolar não obrigatório, realizado em uma escola em Teresina, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio, adolescentes de faixa etária entre 16 e 17 anos, acerca da identidade profissional, agindo interventivamente sobre o grupo.Isto posto, torna-se necessário à medida que viabiliza a possível diminuição das pressões que o jovem enfrenta no processo de decisão, refletindo consideravelmente na promoção a sua saúde. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram do projeto na escola em seu contra turno, no horário das 07h50min da manhã e permaneceram até as 11h00min. As atividades desenvolvidas ao longo do período enfatizaram trabalhar situações-problemas diagnosticadas no início dos encontros. Essa intervenção evidenciou o autoconhecimento, medos e desejos enfocando o projeto de vida, habilidades que possuem e que podem desenvolver a partir dos seus interesses e identificações, além da influência da sociedade, das informações profissionais e mercado de trabalho.

Palavras-chave

Orientação; Profissional; Vocacional; Identidade; Social.

Autor(a) Correspondente
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