RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CUIDADO A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Code: 231215185
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Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CUIDADO A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Elizete Bueno

    BUENO, Elizete Maria de Souza

  • Emanuelle Soccol

    SOCCOL, Emanuelle Bianchi

  • Daiana Oliveira

    OLIVEIRA, Daiana Nunes de

  • Luciana Silva

    SILVA, Luciana Pereira

  • Morgana Borges

    BORGES, Morgana Morbach

  • Karine Molina

    MOLINA, Karine Lorenzen

  • Carina Galvan

    GALVAN,Carina

  • Cristiane Barros

    BARROS, Cristiane Silvino de

  • Elisa Martins

    MARTINS, Elisa Justo

  • Jessica Cunha

    CUNHA, Jessica Rosa Thiesen

  • Francielle Reis

    REIS, Francielle Lopes

DOI
10.37885/231215185
Publicado em

30/12/2023

Páginas

118-125

Capítulo

8

Resumo

A portaria 198/GM/MS de 2004, instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores. A educação permanente em saúde está relacionada ao ensino dentro do ambiente de trabalho através de práticas que estimulem o desenvolvimento dos profissionais, conscientizando-os do seu cotidiano de trabalho, responsabilidades e necessidade de capacitação constante, considerando a interdisciplinaridade. A abordagem generalista na formação dos profissionais traz a necessidade de capacitações específicas no âmbito de trabalho. Este estudo trata de um relato de experiência em curso de educação continuada para equipe de enfermagem de em um hospital universitário da região sul do Brasil, no ano de 2020. O encontro dinâmico sobre oftalmologia foi um evento organizado com intuito de levar conhecimento, atualização e qualificação desmistificando o cuidado prestado aos pacientes oftalmológicos atendidos no centro cirúrgico ambulatorial, direcionado a todos os profissionais do setor através de apresentações dinâmicas, refletindo sobre o cotidiano da enfermagem, apresentando breves resumos dos procedimentos realizados rotineiramente, abrangendo as montagens de mesas cirúrgicas e cuidados específicos ao paciente submetidos à procedimentos oftalmológicos, definidos através de uma busca prévia de necessidades e curiosidades dos profissionais e equipe multidisciplinar, trazendo resultados positivos visando enriquecer a assistência de enfermagem através da educação permanente. A experiência educativa promoveu a oportunidade de adquirir novos saberes entre os profissionais da área e oportunizou aos profissionais instrutores a chance do uso de suas habilidades individuais oriundas do conhecimento prévio.

Palavras-chave

Palavra-chave: Educação em enfermagem, Qualidade da assistência à saúde, Educação em saúde

Autor(a) Correspondente
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