RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS MÚLTIPLAS FACETAS DA FUNÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS
Francisco Aderlan Ferreira da Silva
Silva, Francisco Aderlan Ferreira da
Antonia Erisdalva C. Tamiarana
Tamiarana, Antonia Erisdalva C.
Michella Daustria de Queiroz Bezerra
Bezerra, Michella Daustria de Queiroz
Samara Sales Frazão
Frazão, Samara Sales
30/06/2023
95-111
6
Este artigo tem como objetivo relatar experiências vivenciadas na gestão das escolas municipais de Maracanaú, no estado do Ceará, Brasil. O estudo se justifica pela relevância em estabelecer um diálogo entre aqueles que desejam assumir posições de gestores educacionais ou que abraçaram a missão de gerir uma escola por variados motivos. O objetivo primordial deste relato é fomentar a reflexão acerca desses dilemas enfrentados pelos líderes escolares e demais partes interessadas, bem como enganá-los em discussões sobre possíveis soluções para tais problemas. Ademais, visa-se fornecer instrumentos para lidar com situações análogas encontradas em suas respectivas instituições de ensino, apresentando uma série de situações a serem analisadas, comparadas, contrastadas, estudadas e discutidas por aqueles que desejam incorporar essa nova abordagem no campo da educação e liderar uma instituição educacional.
Narrativas, Experiências, Liderança. Eficiência, Gestão escolar.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.