RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS DURANTE A PANDEMIA

Code: 210605200
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Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS DURANTE A PANDEMIA

Autores(as):
  • Janaina Andrea Moscatto

    Moscatto, Janaina Andrea

  • Flávia Gonçalves Vasconcelos

    Vasconcelos, Flávia Gonçalves

  • Leda Silva Monteiro

    Monteiro, Leda Silva

  • Lucimar Pinheiro Rosseto

    Rosseto, Lucimar Pinheiro

  • Mirella Andrade Silva

    Silva, Mirella Andrade

  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito

    Brito, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida

  • Roberto Alves Pereira

    Pereira, Roberto Alves

  • Rodrigo Scaliante de Moura

    Moura, Rodrigo Scaliante de

  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho

    Carvalho Filho, Roldão Oliveira de

  • Sheila Mara Pedrosa

    Pedrosa, Sheila Mara

DOI
10.37885/210605200
Publicado em

31/08/2021

Páginas

140-147

Capítulo

11

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças organizacionais no ensino superior que se restringiu, em grande parte, à modalidade remota, obrigando o aluno a permanecer no ambiente doméstico, ter maior responsabilidade sobre seu aprendizado, o que intensificou fatores estressores e necessidade de apoio psicológico aos discentes. Neste estudo relatou-se a experiência de acompanhamento de discente pelo Curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, durante o período de pandemia. O aluno, já monitorado pelo NDE do Curso por alterações comportamentais, procurou por rede social uma docente do NDE e relatou dificuldades de estabelecer rotina de aprendizagem por aulas remotas, por falta de motivação e alteração psicológica, impactando em seu desempenho. O acadêmico foi orientado pela docente a manter uma rotina diária mais próxima possível da estabelecida antes da pandemia, manter contatos sociais e hábitos saudáveis e foi encaminhado para o NAPED do Curso de Medicina, onde recebeu atendimento psicológico via telefone. Com a persistência do quadro, a docente orientou o aluno a procurar ajuda psicológica privada. A docente continuou o acompanhamento do aluno por sete meses e percebeu sua evolução pedagógica e psicológica: contratação na sua área de formação e relato de aptidão para as atividades acadêmicas, demonstrando a essencialidade de um serviço de apoio psicológico discente. Apesar do sucesso do caso, percebeu-se problemas no atendimento específico da Instituição, que dificultaram a resolução mais rápida e interna do caso. Por isso, para novos atendimentos, sugeriu-se a criação de NAPED para o Curso que atenda as especificidades de horários e perfil de seus alunos.

Palavras-chave

Apoio psicológico. Apoio ao discente. Pandemia e ensino remoto.

Autor(a) Correspondente
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