RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS DURANTE A PANDEMIA
Janaina Andrea Moscatto
Moscatto, Janaina Andrea
Flávia Gonçalves Vasconcelos
Vasconcelos, Flávia Gonçalves
Leda Silva Monteiro
Monteiro, Leda Silva
Lucimar Pinheiro Rosseto
Rosseto, Lucimar Pinheiro
Mirella Andrade Silva
Silva, Mirella Andrade
Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito
Brito, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida
Roberto Alves Pereira
Pereira, Roberto Alves
Rodrigo Scaliante de Moura
Moura, Rodrigo Scaliante de
Roldão Oliveira de Carvalho Filho
Carvalho Filho, Roldão Oliveira de
Sheila Mara Pedrosa
Pedrosa, Sheila Mara
31/08/2021
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A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças organizacionais no ensino superior que se restringiu, em grande parte, à modalidade remota, obrigando o aluno a permanecer no ambiente doméstico, ter maior responsabilidade sobre seu aprendizado, o que intensificou fatores estressores e necessidade de apoio psicológico aos discentes. Neste estudo relatou-se a experiência de acompanhamento de discente pelo Curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA, durante o período de pandemia. O aluno, já monitorado pelo NDE do Curso por alterações comportamentais, procurou por rede social uma docente do NDE e relatou dificuldades de estabelecer rotina de aprendizagem por aulas remotas, por falta de motivação e alteração psicológica, impactando em seu desempenho. O acadêmico foi orientado pela docente a manter uma rotina diária mais próxima possível da estabelecida antes da pandemia, manter contatos sociais e hábitos saudáveis e foi encaminhado para o NAPED do Curso de Medicina, onde recebeu atendimento psicológico via telefone. Com a persistência do quadro, a docente orientou o aluno a procurar ajuda psicológica privada. A docente continuou o acompanhamento do aluno por sete meses e percebeu sua evolução pedagógica e psicológica: contratação na sua área de formação e relato de aptidão para as atividades acadêmicas, demonstrando a essencialidade de um serviço de apoio psicológico discente. Apesar do sucesso do caso, percebeu-se problemas no atendimento específico da Instituição, que dificultaram a resolução mais rápida e interna do caso. Por isso, para novos atendimentos, sugeriu-se a criação de NAPED para o Curso que atenda as especificidades de horários e perfil de seus alunos.
Apoio psicológico. Apoio ao discente. Pandemia e ensino remoto.
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