RELAÇÕES ENTRE O CONSUMO DAS IMAGENS DE BELEZA DAS MULHERES E A DOMINAÇÃO MASCULINA: DAS ANTIGAS REVISTAS FEMININAS AO EMPODERAMENTO DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS NO INSTAGRAM

Code: 211106797
8
5
Título

RELAÇÕES ENTRE O CONSUMO DAS IMAGENS DE BELEZA DAS MULHERES E A DOMINAÇÃO MASCULINA: DAS ANTIGAS REVISTAS FEMININAS AO EMPODERAMENTO DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS NO INSTAGRAM

Autores(as):
  • Tatyara Cardoso Figueiró Matos

    Matos, Tatyara Cardoso Figueiró

  • Maria Salete de Souza Nery

    Nery, Maria Salete de Souza

DOI
10.37885/211106797
Publicado em

29/12/2021

Páginas

258-275

Capítulo

20

Resumo

O presente artigo analisa as relações entre as imagens de beleza das mulheres com a dominação masculina (BOURDIEU, 2002) a partir das práticas de empoderamento disseminadas por influenciadoras digitais no Instagram. Compreendendo o peso cada vez maior das redes sociais na sociedade contemporânea, além da importância da discussão sobre as relações desiguais de gênero no contexto atual refletidas nos cuidados com a estética pelas mulheres, buscou-se problematizar e compreender o recurso à noção de empoderamento por parte de influenciadoras ligadas à exposição de imagens de beleza feminina e ao consumo de produtos a isso correlacionados.

Palavras-chave

Empoderamento de mulheres, Influenciadoras digitais, Redes sociais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.