RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA, FÍSICA E MÚSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA
Rafael Andrade Pereira
Pereira, Rafael Andrade
Oscar João Abdounur
Abdounur, Oscar João
26/02/2022
182-198
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EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Este trabalho tem como objetivo central explorar o potencial educacional de uma pesquisa historiográfica sobre o desenvolvimento da acústica musical no Renascimento. Lida sob uma perspectiva histórico-epistemológica, particularmente embasada na epistemologia de Thomas Kuhn, tal investigação foi especialmente focada na busca de indicadores da importância da verificação experimental na produção do conhecimento acústico nesse período. Neste sentido, foi fundamental que a pesquisa historiográfica buscasse subsídios para a fundamentação da transição de uma ciência musical centrada em um dogmatismo aritmético para uma ciência musical, que tem a verificação experimental como critério relevante de falseamento de suas teorias. Assim, defende-se neste trabalho que no período renascentista a acústica musical também foi marcada por uma grande mudança de paradigma, no sentido kuhniano do termo. Com o intuito de extrair os indicadores mencionados, foram analisados alguns tratados teórico-musicais desse período focando as relações entre a física, a matemática e a música.
Acústica Musical, Epistemologia, Mudança de paradigma, Educação científica e história da física.
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