RELAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA ENTRE A POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE: REVISÃO INTEGRATIVA
Maryldes Lucena Bezerra de Oliveira
Oliveira, Maryldes Lucena Bezerra de
Cicero Gonçalves Pereira
Pereira, Cicero Gonçalves
Sabrina Alaide Amorim Alves
Alves, Sabrina Alaide Amorim
Italla Maria Pinheiro Bezerra
Bezerra, Italla Maria Pinheiro
04/11/2020
739-748
47
Objetivo: Analisar a relação entre a Política de Promoção da Saúde e os conceitos educacionais de Paulo Freire. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura com abordagem crítico-reflexiva. Para fundamentar a reflexão, foi realizado uma busca de artigos nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e no portal PUBMED. Inicialmente foram identificados 245 estudos dos quais 13 foram selecionados para compor a revisão e a estrutura reflexiva do presente estudo. Resultado: Algumas abordagens como problematização, uso de abordagem significativas e estratégias práticas melhoram os resultados de práticas de promoção de saúde tanto individual como coletiva em diversos contextos analisados. Conclusão ou Considerações finais: Dessa maneira, deve-se haver uma aproximação teórico-prático entre conceitos educacionais e a prática de promoção da saúde.
Promoção da saúde; Educação; Comunidade; Docência
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