RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM SOLOS E AGRICULTORES, COMUNIDADES RURAIS E TRADICIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Code: 220207650
12
6
Título

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM SOLOS E AGRICULTORES, COMUNIDADES RURAIS E TRADICIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores(as):
  • Ana Marés Mikosik

    MIKOSIK, Ana Marés

  • Stephanie dos Santos Locatelli

    LOCATELLI, Stephanie dos Santos

DOI
10.37885/220207650
Publicado em

02/04/2022

Páginas

270-277

Capítulo

19

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os paradigmas tradicional e emancipatório a partir da identificação de artigos, teses, dissertações e monografias relacionados à educação em solos com os agricultores, comunidades rurais e tradicionais, dispostos no “Catálogo de Artigos de Educação em Solos no Brasil” e na coletânea “Teses, Dissertações e Monografias de Educação em Solos no Brasil”. A partir de uma revisão sistemática nos bancos de dados citados anteriormente, seguiram-se três etapas principais: busca com as Palavras-chave: agricultores e/ou comunidades rurais e/ou comunidades tradicionais, leitura dos resumos e seleção de acordo com o tema e objetivo proposto e leitura integral e análise dos trabalhos selecionados conforme o paradigma, tradicional e/ou emancipatório. Os dados levantados foram organizados numa planilha do Microsoft Excel®. Encontramos 274 trabalhos sobre Educação em Solos, contudo, apenas 15 estão relacionados com os agricultores, comunidades rurais e tradicionais, onde apresentam objetivos e desenvolvimentos com características de apenas um paradigma ou ambos, justificando a dificuldade presente que há ao transformar a forma tradicional que prevalece em nossa cultura. Em vista disso, fica evidente que é preciso não só ensinar conteúdos, é preciso integrar os agricultores e as comunidades ao ambiente, prezando pela conservação do solo ao invés de promover a superexploração. Além disso, sugerimos que haja maior interação entre quem ensina e quem aprende, compartilhando suas vivências, pois o entendimento da realidade pode promover mudanças desde escala local à global, promovendo a busca e construção do conhecimento sobre o solo em prol da sua conservação para as futuras gerações.

Palavras-chave

Paradigma tradicional, Paradigma emancipatório, Revisão sistemática, Agricultores, Comunidades.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.