RELAÇÃO ENTRE CRONOTIPO E APRENDIZAGEM EM UNIVERSITÁRIOS SUBMETIDOS A REDIRECIONAMENTO DO PERÍODO DE ESTUDO: CRONOTIPOS E ESTUDO REMOTO

Code: 220107161
Downloads
7
Views
8
Compartilhe
Título

RELAÇÃO ENTRE CRONOTIPO E APRENDIZAGEM EM UNIVERSITÁRIOS SUBMETIDOS A REDIRECIONAMENTO DO PERÍODO DE ESTUDO: CRONOTIPOS E ESTUDO REMOTO

Autores(as):
  • Carlos Alberto da Silva

  • Maria Carolina Basso Sacilotto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107161
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    207-216

    Capítulo

    18

    Resumo

    Fundamentado nas características cronotípicas individuais e baseado na hipótese que estas podem afetar o desempenho escolar de acadêmicos e frente a necessidade de ajustes nas metodologias de ensino impostos pela pandemia, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o processo de ensino-aprendizagem oferecido de forma remota através de plataformas e exclusivamente no período noturno para acadêmicos do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino do estado de São Paulo, possa ter influenciado no aproveitamento de estudo durante o ano letivo de 2020 e se há relação com o cronotipo. Os dados foram captados remotamente através da disponibilização de um Questionário de Matutinidade e Vespertinidade usualmente utilizado pela comunidade científica, o qual teve suprimido todos os dados que pudessem identificar o participante voluntário, seguindo orientações da CONEP. Os dados foram analisados através de ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). Foi observado que a população avaliada apresentada valores antropométricos dentro da normalidade e predomínio de idade entre 20 a 24 anos, acompanhando dados oficiais e ainda constatamos o predomínio do cronotipo indiferente social. Na avaliação do rendimento e aproveitamento escolar, não foi observado diferença entre os cronotipos. Cabe ressaltar que, os dados reiteram que o ensino remoto foi uma metodologia eficientemente utilizada em detrimento da pandemia.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Cronobiologia, Rendimento Escolar, Ensino Remoto.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar