RELAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO FÍSICA E A REALIZAÇÃO ACADÉMICA NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Code: 230412837
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Título

RELAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO FÍSICA E A REALIZAÇÃO ACADÉMICA NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores(as):
  • José Francisco Nunes Guilherme

    Guilherme, José Francisco Nunes

  • Carla Alexandra Ramalho De Sena Martins

    Martins, Carla Alexandra Ramalho de Sena

  • Maria Cristina De Oliveira Salgado Nunes

    Nunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado

  • Saúl Neves de Jesus

    Jesus, Saúl Neves de

DOI
10.37885/230412837
Publicado em

31/05/2023

Páginas

736-752

Capítulo

51

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

Objetivo: pesquisar as evidências científicas sobre a associação entre componentes da condição física e rendimento académico em adolescentes. Método: levantamento dos estudos publicados entre julho de 2016 e 10 de agosto de 2019, disponíveis nas bases de dados eletrónicas (PsychInfo; Psychology and Behavioral Science; ERIC; Sport Discus; CINHAL e PubMed), que relacionaram os conceitos condição física e rendimento académico em adolescentes. Dos 54 estudos eleitos, foram revistos quinze. Resultados: Verificou-se que a maioria dos estudos consultados seguem uma metodologia tipo estudo transversal. A extração independente dos artigos foi realizada por dois autores, utilizando campos de dados pré-definidos. Conclusões: dos quinze estudos, sete relatam uma associação positiva entre os componentes da condição física e o rendimento académico e, sete não encontram relação estatística significativa entre condição física e rendimento académico. Sendo que, um estudo não é claro nessa abordagem.

Palavras-chave

Adolescência, Condição Física, Rendimento Acadêmico e Revisão Sistemática de Literatura.

Autor(a) Correspondente
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