RELAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO FÍSICA E A REALIZAÇÃO ACADÉMICA NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
José Francisco Nunes Guilherme
Guilherme, José Francisco Nunes
Carla Alexandra Ramalho De Sena Martins
Martins, Carla Alexandra Ramalho de Sena
Maria Cristina De Oliveira Salgado Nunes
Nunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado
Saúl Neves de Jesus
Jesus, Saúl Neves de
31/05/2023
736-752
51
Objetivo: pesquisar as evidências científicas sobre a associação entre componentes da condição física e rendimento académico em adolescentes. Método: levantamento dos estudos publicados entre julho de 2016 e 10 de agosto de 2019, disponíveis nas bases de dados eletrónicas (PsychInfo; Psychology and Behavioral Science; ERIC; Sport Discus; CINHAL e PubMed), que relacionaram os conceitos condição física e rendimento académico em adolescentes. Dos 54 estudos eleitos, foram revistos quinze. Resultados: Verificou-se que a maioria dos estudos consultados seguem uma metodologia tipo estudo transversal. A extração independente dos artigos foi realizada por dois autores, utilizando campos de dados pré-definidos. Conclusões: dos quinze estudos, sete relatam uma associação positiva entre os componentes da condição física e o rendimento académico e, sete não encontram relação estatística significativa entre condição física e rendimento académico. Sendo que, um estudo não é claro nessa abordagem.
Adolescência, Condição Física, Rendimento Acadêmico e Revisão Sistemática de Literatura.
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