REGULAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A MEDIAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ATENÇÃO Á SAÚDE DE FORTALEZA-CE
Jamyle Martins de Sousa
Sousa, Jamyle Martins de
Karen Lopes Felipe
Felipe, Karen Lopes
Suziane Cosmo Fabrício
Fabrício, Suziane Cosmo
Maria Andrezza dos Santos Nascimento
Nascimento, Maria Andrezza dos Santos
Francisca Aparecida Pinheiro Cavalcante
Cavalcante, Francisca Aparecida Pinheiro
Lucia Conde de Oliveira
Oliveira, Lucia Conde de
28/04/2021
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SAÚDE COLETIVA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
O poder público por meio da portaria nº 1.559/2008 institui a Política Nacional de Regulação do SUS como instrumento que possibilite a plenitude das responsabilidades sanitárias assumidas pelas esferas de governo. Com a regulamentação da RAS, através da portaria nº 4.279, a Regulação Assistencial visa garantir o acesso aos serviços de saúde, possibilitar a integralidade do cuidado e a comunicação entre os serviços de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de regulação do acesso dentro da Rede de Atenção à Saúde do município de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em três Unidades de Atenção Primária do município de Fortaleza, com gerentes das unidades e trabalhadores do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). A realidade do município de Fortaleza demonstra um avanço no fluxo de atendimentos com a implantação da Central de Regulação e do Núcleo de Atendimento ao Cliente, entretanto, a oferta ineficiente de serviços, a ausência de sistemas informatizados integrados, dificultam o atendimento especializado gerando filas de espera virtuais que comprometem significativamente a qualidade dos serviços.
Sistema único de saúde, Atenção primária à saúde, Regulação do acesso à saúde.
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