REGULAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A MEDIAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ATENÇÃO Á SAÚDE DE FORTALEZA-CE

Code: 210303986
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Título

REGULAÇÃO DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: A MEDIAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ATENÇÃO Á SAÚDE DE FORTALEZA-CE

Autores(as):
  • Jamyle Martins de Sousa

  • Karen Lopes Felipe

  • Suziane Cosmo Fabrício

  • Maria Andrezza dos Santos Nascimento

  • Francisca Aparecida Pinheiro Cavalcante

  • Lucia Conde de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303986
    Publicado em

    28/04/2021

    Páginas

    48-62

    Capítulo

    4

    Resumo

    O poder público por meio da portaria nº 1.559/2008 institui a Política Nacional de Regulação do SUS como instrumento que possibilite a plenitude das responsabilidades sanitárias assumidas pelas esferas de governo. Com a regulamentação da RAS, através da portaria nº 4.279, a Regulação Assistencial visa garantir o acesso aos serviços de saúde, possibilitar a integralidade do cuidado e a comunicação entre os serviços de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de regulação do acesso dentro da Rede de Atenção à Saúde do município de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em três Unidades de Atenção Primária do município de Fortaleza, com gerentes das unidades e trabalhadores do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). A realidade do município de Fortaleza demonstra um avanço no fluxo de atendimentos com a implantação da Central de Regulação e do Núcleo de Atendimento ao Cliente, entretanto, a oferta ineficiente de serviços, a ausência de sistemas informatizados integrados, dificultam o atendimento especializado gerando filas de espera virtuais que comprometem significativamente a qualidade dos serviços.

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    Palavras-chave

    Sistema único de saúde, Atenção primária à saúde, Regulação do acesso à saúde.

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