REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTEGRADAS EM CURSO DE ENGENHARIA: ADAPTAÇÃO E A PERSPECTIVA DE GESTÃO DE PROJETOS

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Título

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTEGRADAS EM CURSO DE ENGENHARIA: ADAPTAÇÃO E A PERSPECTIVA DE GESTÃO DE PROJETOS

Autor(a):
  • Fábio Gonçalves

DOI
  • DOI
  • 10.37885/231014779
    Publicado em

    30/11/2023

    Páginas

    65-76

    Capítulo

    4

    Resumo

    Este estudo traz reflexões sobre a adaptação do formato das práticas profissionais integradas em um curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Questões práticas e o apoio da disciplina de gestão de projetos são discutidos considerando o Projeto Pedagógico de Curso e o perfil do egresso, tendo em vista a realidade dos estudantes no ensino presencial após o ensino remoto, bem como o espaço destinado às práticas de extensão no currículo. Os principais aspectos são discutidos e são feitas relações com a edição mais recente do guia de referência em gerenciamento de projetos. Conclui-se que são necessárias adaptações neste cenário de currículo reformulado, contudo a disciplina de gestão de projetos continua podendo ser vista como orientadora para o desenvolvimento dos trabalhos em formato de disciplina de projeto integrador. A discussão atualizada contribui para a docência em cursos superiores similares, bem como sugere flexibilidade e reflexão quanto à implementação das práticas profissionais integradas.

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    Palavras-chave

    Engenharia, Prática profissional integrada, Projeto integrador.

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