REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO ANO DE 2020
REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO ANO DE 2020
José Davi Reges de Souza
Andreia Cristina Munzlinger dos Santos
Walkiria Barbosa Santos
02/07/2021
29-40
2
Introdução: Em dezembro de 2019 foi descoberto em Wuhan na China uma nova cepa do conhecido e antigo corona vírus, sendo nomeada de Sars-CoV-2 ou COVID-19. A COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo. Por consequência, surgiu o ensino remoto emergencial. As instituições de ensino superior tiveram que se adaptar, os docentes mudaram o ambiente de trabalho para o home office e os discentes começaram assistir as aulas de casa. Objetivo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o cenário do ensino superior privado brasileiro em meio ao momento de pandemia vivenciado no ano de 2020. Métodos: Foi feita a análise e discussão das modificações do ensino superior brasileiro em instituições privadas. Foram selecionados dados fornecidos pela base científica da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) referente ao inquérito nacional intitulado “COVID-19 e Educação Superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar”. Foram incluídas as opiniões de homens e mulheres das classes A, B, C e D, com idades entre 17 e 50 anos, divididos em dois principais perfis, sendo alunos de graduação matriculados no ano de 2020. Em seguida foram feitas as reflexões sobre o ensino superior conforme as respostas dos alunos no inquérito. Resultados: 82% dos alunos referiram que as IES migraram as aulas presenciais para o ensino remoto, 63% informaram que as aulas foram do tipo síncrona, 60% tiveram o emprego diretamente afetado, 52% dos alunos disseram que pretendem continuar estudando e 67% relataram que a experiência com o ensino remoto foi positiva. Conclusão: O cenário do ensino superior privado brasileiro em meio ao momento de pandemia trouxe facilidades e dificuldades. As aulas síncronas proporcionaram o ensino semelhante ao presencial, sendo importante a utilização de plataformas interativas e ambiente virtual de aprendizagem. Por fim, as IES tiveram que se reinventar também quanto a questão econômica, proporcionando diversas possibilidades financeiras ao aluno.
Ler mais...Pandemia. Ensino Superior. Inquéritos. Questionários.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.