REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO ANO DE 2020

Code: 210304003
32
44
Título

REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO ANO DE 2020

Autores(as):
  • José Davi Reges de Souza

    Souza, José Davi Reges de

  • Andreia Cristina Munzlinger dos Santos

    Santos, Andreia Cristina Munzlinger dos

  • Walkiria Barbosa Santos

    Santos, Walkiria Barbosa

DOI
10.37885/210304003
Publicado em

03/07/2021

Páginas

29-40

Capítulo

2

Resumo

Introdução: Em dezembro de 2019 foi descoberto em Wuhan na China uma nova cepa do conhecido e antigo corona vírus, sendo nomeada de Sars-CoV-2 ou COVID-19. A COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo. Por consequência, surgiu o ensino remoto emergencial. As instituições de ensino superior tiveram que se adaptar, os docentes mudaram o ambiente de trabalho para o home office e os discentes começaram assistir as aulas de casa. Objetivo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o cenário do ensino superior privado brasileiro em meio ao momento de pandemia vivenciado no ano de 2020. Métodos: Foi feita a análise e discussão das modificações do ensino superior brasileiro em instituições privadas. Foram selecionados dados fornecidos pela base científica da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) referente ao inquérito nacional intitulado “COVID-19 e Educação Superior: o que pensam os alunos e como sua IES deve se preparar”. Foram incluídas as opiniões de homens e mulheres das classes A, B, C e D, com idades entre 17 e 50 anos, divididos em dois principais perfis, sendo alunos de graduação matriculados no ano de 2020. Em seguida foram feitas as reflexões sobre o ensino superior conforme as respostas dos alunos no inquérito. Resultados: 82% dos alunos referiram que as IES migraram as aulas presenciais para o ensino remoto, 63% informaram que as aulas foram do tipo síncrona, 60% tiveram o emprego diretamente afetado, 52% dos alunos disseram que pretendem continuar estudando e 67% relataram que a experiência com o ensino remoto foi positiva. Conclusão: O cenário do ensino superior privado brasileiro em meio ao momento de pandemia trouxe facilidades e dificuldades. As aulas síncronas proporcionaram o ensino semelhante ao presencial, sendo importante a utilização de plataformas interativas e ambiente virtual de aprendizagem. Por fim, as IES tiveram que se reinventar também quanto a questão econômica, proporcionando diversas possibilidades financeiras ao aluno.

Palavras-chave

Pandemia. Ensino Superior. Inquéritos. Questionários.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.