REFLEXÕES SOBRE O ENSINO EM PROTEÇÃO E DETERIORAÇÃO DE MADEIRAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DO BRASIL

Code: 200700690
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Título

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO EM PROTEÇÃO E DETERIORAÇÃO DE MADEIRAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA FLORESTAL DO BRASIL

Autores(as):
  • Henrique Trevisan

    Trevisan, Henrique

  • Thiago Sampaio de Souza

    Souza, Thiago Sampaio de

  • Nathália Felipe da Rocha

    Rocha, Nathália Felipe da

  • Acacio Geraldo de Carvalho

    Carvalho, Acacio Geraldo de

DOI
10.37885/200700690
Publicado em

29/10/2020

Páginas

731-758

Capítulo

57

Resumo

O tratamento químico de madeiras no Brasil teve origem na necessidade de aumentar a durabilidade de dormentes usados em ferrovias. Atualmente, face à expectativa de aumento do uso da madeira, sobretudo na construção civil, o setor de proteção de madeira vislumbra crescimento. Diante desse contexto, o ensino em deterioração e proteção de madeira nos cursos de Engenharia Florestal do Brasil pode favorecer esse crescimento. Para tanto, carece de estruturação adequada no sentido de empenhar esforços didáticos a essa realidade. Portanto, focado nessa conjectura, este trabalho tem objetivo de realizar um diagnóstico reflexivo sobre aspectos do conteúdo programático das disciplinas desta temática nos cursos de Engenharia Florestal do Brasil, conceituando e atualizando termos técnicos, avaliando e quantificando os assuntos abordados sobre produtos químicos e processos para tratar a madeira, bem como aos ensinamentos sobre agentes deterioradores desse material. Relaciona, ainda, práticas didáticas empregadas no ensino dos conteúdos curriculares dessa cadeira. As informações foram obtidas pela aplicação de questionários enviados aos professores, e pela análise detalhada dos programas das disciplinas. Nesse contexto, traça um panorama atual do setor de proteção de madeiras no Brasil, relacionando estratégias didáticas voltadas para o ensino reflexivo e focado a esse contexto. Sugere ainda um programa básico para o lecionamento desta cadeira nos cursos de Engenharia Florestal. Por fim, elenca a opinião de professores de diversas instituições de ensino superior, sobre ações/demandas específicas para serem implementadas no sentido de melhorar o ensino, pesquisa e a difusão do conhecimento em proteção de madeiras no Brasil.

Palavras-chave

Tratamento da madeira; organismo xilófagos; ensino tecnológico

Autor(a) Correspondente
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