REFLEXÕES SOBRE A OBRA “ENSINANDO PENSAMENTO CRÍTICO SABEDORIA PRÁTICA” DE BELL HOOKS: IDEIAS GERAIS E DISCUSSÕES DA OBRA DE BELL HOOKS
Miriam Aparecida Beckhauser Alves
Alves, Miriam Aparecida Beckhauser
Viviane Sartori
Sartori, Viviane
Eugênia Rosa Antunes De Oliveira Luz
Luz, Eugênia Rosa Antunes de Oliveira
06/09/2022
611-625
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Na Era da Informação e do Conhecimento as pessoas recebem diariamente uma enxurrada de informações, porém, por diversos motivos, acabam não tendo um efeito epistemológico devido à falta de análise e criticidade desses assuntos. Ademais, há aqueles que não têm suas vidas modificadas pelo que aprendem, tornando-se mera questão de entretenimento e ocupação em suas vidas, sem o viés prático e filosófico que o pensamento crítico possui. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar a obra de Bell Hooks “Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática”, publicado pela Editora Elefante em 2010, relacionando a importância do pensamento crítico a atual sociedade, onde o conhecimento é ativo de maior valor. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se de natureza básica e exploratória, analisa, na obra de Hooks, a importância da construção do pensamento crítico na educação e como seu viés sociofilosófico, mostram a relevância do ato de pensar com crítica e autonomia, além de transmitir a vivacidade e os benefícios desse comportamento que modifica o sujeito que dele se apropria e desenvolve-o continuamente. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, uma vez que se explora a obra da autora de modo a analisar e constatar a relevância e influências de seus pensamentos e concepções.
Justiça social, Pensamento crítico, Resistência, Paulo Freire.
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