REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CULTURA QUÍMICA
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA CULTURA QUÍMICA
Juliana Alves de Araújo Bottechia
31/03/2022
604-616
48
A realização de Feiras de Ciências, Mostra de Trabalhos e Olimpíadas de Ciências, são talvez as formas mais populares de divulgação científica na educação básica brasileira. Nas universidades também há formas de popularização das Ciências para a comunidade acadêmica preferenciais como a indissociabilidade entre ações de ensino-pesquisa-extensão para a produção de relatórios, artigos, trabalhos de conclusão de curso a serem expostos em eventos como Bancas Acadêmicas, Simpósios, Seminários, Semanas de Ciências ou de Pesquisas, ou ainda de Extensão entre outros, como meios tradicionais de propiciar aos acadêmicos envolvidos tanto a experiência de realizar uma comunicação da própria pesquisa, como a de participar da organização dos eventos contando com a autonomia para inovar na programação, convidados e meios para a divulgação. Assim, este capítulo parte da metodologia para organizar e realizar atividades para a divulgação científica de resultados de práticas pedagógicas que buscavam promover o ensinoaprendizagem de Química, num período de dez anos, discutidos à luz de Paulo Freire, resultando em considerações acerca do desenvolvimento da Cultura Química.
Ler mais...Ensinoaprendizagem de Química, Popularização das Ciências, Divulgação Científica, Cultura Química.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.