REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL: UM ENFOQUE PARA A MULHER NEGRA
Adaíles Aguiar Lima
Lima, Adaíles Aguiar
Elivaldo Serrão Custódio
Custódio, Elivaldo Serrão
31/03/2023
126-145
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PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E ESTRATÉGIAS EM PESQUISA
O referido estudo busca trazer breve reflexão acerca da trajetória da educação do negro no Brasil do período colonial aos dias atuais, com enfoque para a mulher negra. Trata-se de um estudo exploratório bibliográfico de natureza qualitativa. Os resultados apontam uma trajetória de luta pelos direitos negados e uma constante resistência aos ajustes das classes dominantes que solidificaram uma sociedade moldada no pensamento eurocêntrico, hegemônico, racista, em que a educação, desde o período colonial, foi pensada e direcionada aos portugueses e, após esse período, às classes dominantes, sempre visando a manutenção dos privilégios, restando à população negra a dominação e exploração. Além disso, a mulher negra foi subjugada de forma mais dolorosa, pois sofreu e ainda sofre preconceito e discriminação de cor e gênero.
Relações étnico-raciais, Mulher negra, Perspectiva decolonial.
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